Quarta, 26 de agosto de 2009

Preocupando-se continuamente numa direção e noutra



Recentemente o monastério Prajna no Vietnã, ligado a Plum Village, foi invadido e devido a uma campanha de calúnia e difamação foi alvo de perseguição da polícia e da população local. A água e a luz foram cortadas e o suprimento de alimentos interrompido. Os cerca de 400 monásticos passaram por muitas dificuldades. Para conhecer detalhes do que aconteceu clique aqui

Nessa semana sugerimos a leitura de uma carta (clique aqui) de Thich Nhat Hanh para os monásticos desse monastério. O texto é um exemplo de compaixão mesmo pelos que ofendem e perseguem e mostra toda a grandeza do amor que pode ser gerado pela prática.

Leia (clique aqui) e veja como é possível amar mesmo àqueles que nos perseguem! Divida seus insights em nosso blog clicando aqui.


Monges de Plum Village no Rio a partir de Domingo



Dia 30 de agosto: Caminhada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Horário: 9 horas
Ponto de Encontro: Entrada central do parque na Rua Jardim Botânico. Não é a entrada dos automóveis. Nos encontraremos na outra entrada, a que fica no meio do Jardim Botânico, próxima ao Jardim Japonês.
Leve as crianças, haverá programação para elas ao final da caminhada.

Dia 31 de agosto: Palestra Pública Gratuita

Local: ASA (Associação Scholem Aleichem)
Endereço: Rua São Clemente, 155 - Botafogo
Horário: 19:30hs

Dia 3 de setembro: Palestra Pública Gratuita

Local: Igreja Presbiteriana Bethesda
Endereço: Rua Guimarães Natal 31 - Copacabana
Horário: 19:30hs

Informações: contato@viverconsciente.com


Aviso Importante



Excepcionalmente nessa terça-feira, dia 1 de setembro, não haverá prática na Sangha Viver Consciente. A Sangha estará presente em um evento externo. Na semana seguinte, dia 8 de setembro, a prática acontecerá no horário normal (19:30hs).

Para aqueles que praticam com a Sangha e quiserem mais informações basta enviar e-mail para contato@viverconsciente.com.


Thich Nhat Hanh internado em hospital



Nosso professor Thich Nhat Hanh contraiu uma infecção no pulmão em sua viagem aos Estados Unidos e está internado em um hospital de Boston para tratamento. Thay escreveu já duas cartas aos participantes do retiro que ele deveria liderar detalhando seu estado de saúde e mandando uma mensagem muito bonita para todos. Vamos estar presentes com Thay, respirando por ele, andando por ele e sorrindo por ele.

Carta do dia 25 de agosto
Carta do dia 21 de agosto


Para Acalentar



Eu seguro minha face com minhas duas mãos
Não, não estou chorando.
Eu seguro minha face com minhas duas mãos
Para manter a solidão acalentada–
Duas mãos protegendo,
Duas mãos nutrindo,
Duas mãos evitando,
Minha alma de me deixar
Na raiva.

- Thich Nhat Hanh
(Escrito depois de ouvir sobre o bombardeio da cidade de Bem Tre durante a Guerra do Vietnã e o comentário do militar americano: “Tínhamos que destruir a cidade de modo a salvá-la”)