Quarta, 8 de julho de 2009

Encontre sua felicidade

O texto dessa semana (clique aqui) foi retirado de uma palestra do professor de Dharma Phap Dung, monge sênior de Thich Nhat Hanh. Ele nos mostra que se você souber onde se encontrar, ao mesmo tempo, você saberá onde encontrar a sua felicidade. Portanto, ver-se, descobrir-se é maravilhoso. Phap Dung nos mostra como podemos nos encontrar: em nosso corpo, em nossos sentimentos.

Ensina também que se você for um bom praticante não deve praticar exaustivamente. Porque praticar não é lutar por algo ou para ser algo. Praticar é retornar, é parar, é voltar-se para dentro de si e descobrir. Agradecemos a Maria Goretti da Sangha Flor de Mandacaru pela tradução e oferecimento desse texto à Sangha.

Leia (clique aqui) e divida suas práticas em nosso blog. Basta clicar aqui.

Curso de Culinária Vegetariana


Estamos ajudando na divulgação do curso de culinária vegetariana oferecido pelo Marco Mesquita, nosso amigo da Sangha Virtual. É uma oportunidade para você conhecer Rio das Ostras e aprender pratos que ajudam a salvar o planeta.

Música budista em Porto Alegre

A Sanga Águas da Compaixão tem grande prazer de informar que estará recebendo o Professor-mestre de Baika (música budista) Yuko Moriyama Sensei, do Templo Myogen-ji em Shimane-ken, enviado pelo escritório central da Escola Soto Zen no Japão, para uma palestra-demonstração (6a feira, dia 10 de julho às 19:30 hs) e oficina-aula mestre de Baika (sábado, dia 11 às 10 hs).

As atividades estão abertas a todos os interessados, com ou sem experiência anterior ou conhecimento musical e independentemente do credo religioso. A doação sugerida é R$ 20 por atividade.Local: Espaço Dojinmon – Rua Portugal, 733 – Higienópolis (mapa Google)

Para mais informações sobre o evento e sobre a prática regular de Baika, pode-se contatar a Monja Isshin pelo fone: (51) 9331-7476, ou por correio eletrônico, através do endereço: isshinemail-contato@yahoo.com.

Dicas para meditação (parte 4)

- Mantenha sua prática para si mesmo. Não tente ensinar os outros. Deixe seus amigos e sua família em paz. Existe um velho ditado que diz, "deixe que peçam três vezes..." O que você pode dar aos outros é como você vive.

- Não gaste o tempo da prática em planejamento. Não existe nada de errado em planejar, mas escolha um outro momento para isso. Se tiver pensamentos sobre planos quando estiver sentado, rotule-os.

- Na vida diária, esteja bastante atento ao desejo de fofocar ou reclamar, de julgar os outros ou a si mesmo, de se sentir superior ou inferior.

Toda a prática pode ser resumida em (1) observação do processo mental e (2) a experiência das sensações corporais presentes. Nem mais e nem menos.

Lembre-se que a verdadeira prática não é sobre técnicas ou koans ou qualquer outra coisa como um fim em si mesmo, mas sim sobre a transformação da sua vida e da minha. Não existem "soluções mágicas". Nossa prática é sobre a nossa vida e nós praticamos para sempre.

-Charlotte Joko Beck - (Tradução de Khalis Chacel e Tárika Lima)

Sobre os outros membros da Sangha

Há membros da Sangha cuja presença você pode apreciar profundamente, e alguns com quem você tem que ser muito paciente. Por favor, não creia que todos os monges ou leigos em Plum Village sejam igualmente fáceis para mim. Não é assim. É muito fácil ajudar ou estar com alguns monges, mas há outros muito difíceis. Enquanto professor, você pode ter que passar mais tempo e despender mais energia com aqueles que são mais difíceis. Talvez fique tentado a rejeitar esses praticantes, mas isto significa render-se. Você não consegue se desenvolver como um bom praticante ou um bom professor do Dharma se quiser apenas o que é fácil.

Na Sangha precisa haver pessoas difíceis. Essas pessoas são uma coisa boa para você: vão testar a sua capacidade de construir Sangha e de praticar. Um dia, quando essa pessoa disser algo desagradável, você conseguirá sorrir, sem se deixar afetar negativamente por isso. A sua compaixão terá nascido e você será capaz de incluí-lo ou incluí-la em sua compaixão e em sua compreensão. Daí você saberá que a sua prática cresceu.

-Thich Nhat Hanh (Do livro "Eu busco refúgio na Sangha")