Quinta, 11 de junho de 2009

Aprendendo o que é falar a verdade

Recomendamos a leitura do texto (clique aqui) retirado de uma palestra de Dharma de Thay Phap An, professor de Dharma de Plum Village.

Nessa aula o monge sênior mostra que temos que buscar formas habilidosas para falarmos a verdade de modo que possamos regar as sementes positivas do outro. Regar essas sementes positivas é a base para que possamos encarar nosso sofrimento sem sermos subjugados por ele. Ele ensina que Verdade é algo que tem a capacidade de reconciliar, dar às pessoas esperança, dar felicidade às pessoas. Quando você fala e causa dano, embora possa estar correto, não é nenhuma verdade.

Leia (clique aqui) e divida seus insights no nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro em Recife

Em setembro de 2009, teremos a grande fortuna de receber em Recife os Monges Pháp Dung e Pháp Uyen, Mestres da Ordem Interser [Order of Interbeing] fundada pelo Venerável Thich Nhat Hanh.

“A Psicologia Budista e a Prática da Plena Consciência na Vida Moderna” é o tema do retiro a ser realizado entre os dias 25-27 de setembro de 2009 no CERNE, com o apoio do Purna Ananda Asrham.

O investimento é de R$ 280 (duzentos e oitenta reais) por pessoa, devendo estar quitado até o dia 21 de setembro do corrente.

Para mais informações acesse o site da Sangha de Recife (clique aqui)

Saiba

Saiba: todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Saddam Hussein
Quem tem grana e quem não tem

Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu

Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar

Saiba: todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano

Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao-Tsé, Moisés, Ramsés, Pelé
Gandhi, Mike Tyson, Salomé

Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
e também eu e você

- Arnaldo Antunes

Força do Exemplo

Quando líderes não agem em alinhamento com os valores que pregam, suas palavras passam a não ter qualquer valor. Como Emerson observou: "Aquilo que você faz fala tão alto que não consigo ouvir o que você está dizendo."

-Fred Kofman

Força do Exemplo

Dizem que dar é dar para os outros. Certamente. Mas damos em primeiro lugar por nós mesmos, estou persuadida que é assim. Pois a alegria de poder dar prazer é imensa, chega a ser um vício às vezes.

O benefício da dádiva é duplo: para aquele que recebe e para aquele que oferece, que recebe talvez mais que o primeiro. Quanto mais dei, mais recebi. Quase sempre.

-Ani Choying Drolma