Quarta, 15 de abril de 2009

Os Quatro Tipos de Alimentos (parte 1)

Nessa semana sugerimos que você leia (clique aqui) a primeira parte de um texto onde o Thay analiza os tipos de nutrientes que consumimos todo dia. Entendendo a natureza do que consumimos, poderemos transformar o sofrimento dentro de nós e ao nosso redor.

Nesse primeiro texto analisamos os dois primeiros nutrientes: Os alimentos que consumimos e os alimentos sensoriais. A leitura desse texto é importante porque os alimentos que nós comemos podem trazer venenos ao nosso corpo que podem destruir nossa compaixão.

Se alimente desses insights do Thay!

Leia e pratique e divida sua prática com todos em nosso blog. Basta clicar aqui.

Últimas vagas disponíveis para o retiro 2009

As vagas para o nosso retiro anual com monges de Plum Village no Rio de Janeiro estão se esgotando rapidamente. Temos somente disponíveis 4 vagas para homens e 3 vagas para mulheres. Garanta já sua acomodação!

Para obter informações acesse o site http://www.viverconsciente.com/retiro2009.html, preencha a ficha de inscrição e nos envie.

Novo Vídeo do Thay disponível

Nosso amigo Samuel Cavalcante de Fortaleza colocou na internet mais um vídeo com palestra do Thay com legendas em português feitas por ele. O tema da palestra é "Idéias Como Obstáculos à Verdadeira Felicidade" e foi realizada em um retiro no Stonehill College nos Estados Unidos. Para ver o vídeo clique aqui.

Agradecemos ao Samuel por mais essa obra maravilhosa, que permite a muitos ter acesso direto às palavras de Thich Nhat Hanh.

Carta para minhas crianças espirituais

Reproduzo aqui uma postagem do blog Para Ser Zen do Marcelo Abreu da Sangha de São Paulo que traduziu uma carta de final de ano de Thay a todas as suas crianças espirituais.

"Gostaria de compartilhar a tradução que fiz para a carta escrita pelo Thich Nhat Hanh em dezembro do ano passado, durante o Retiro de Inverno 2008/9, que passei em Plum Village. É um texto um pouco diferente dos que aqui trago, dos livros dele, das Palestras do Dharma ou mesmo das cartas abertas à sociedade. Como ele mesmo diz, é uma "carta a todas as minhas crianças espirituais", e tem um tom de crônica, mais íntimo, mais afetuoso, com diversas pequenas histórias pessoais, contadas dentro do espírito zen.

Ilustrei a carta com links e diversas fotos, para dar idéia das pessoas e dos lugares de que ele está falando e mostrar mais aspectos da Sangha desta tradição -- o que torna difícil sua publicação no paraserzen por questão de espaço de servidor, então criei ainda um outro blog, o Compartilhando Plum Village, no qual pretendo compartilhar um pouco da minha experiência e vivência em Plum Village, principalmente através de fotos. O blog ainda está em fase de construção e experiência, obrigado por sua paciência."


A carta ilustrada do Thây pode ser lida clicando aqui.

Cuidado com as percepções

Um homem deu por falta de seu machado e suspeitou do filho de seu vizinho. O garoto andava como um ladrão, tinha aparência de ladrão, e falava como ladrão. Contudo o homem logo encontrou seu machado quando trabalhava a terra no vale. Quando viu novamente o filho de seu vizinho, o garoto andava, tinha aparência infantil e falava como qualquer criança.

- Tradicional história alemã

Cuidado com as percepções

Não vemos as coisas como elas são.
Nós as vemos como nós somos.

- Talmud