Quarta, 18 de fevereiro de 2009

Perguntas e Respostas

O texto sugerido desta semana (clique aqui) transcreve um sessão de perguntas e respostas feitas em um retiro em Vermont, EUA. Nessa sessão os praticantes fazem perguntas diversas para Thay.

As perguntas são: Porque devemos nos alimentar em silêncio durante o retiro? Como praticar quando alguém continuamente rega suas sementes negativas? Sou lésbica e me sinto discriminada pela sociedade. Como lutar para mudar essa situação? Confira as respostas do Thay clicando aqui.

Reflita sobre o texto, e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.

Vídeo do Thay com legendas em português

O Samuel Cavalcante, de Fortaleza, acabou de postar outro vídeo com legendas em português. Trata-se do "Peace is Every Step" que ele traduziu como o livro, Paz a Cada Passo.

É um documentário muito bom sobre Thay, sobre os primórdios de sua comunidade no Vietnã e sob a gênese do que se convencionou chamar de "Budismo Engajado". Seus primeiros retiros com veteranos da Guerra do Vietnã e com gente do movimento ambientalista.

Também podemos ver aqui um raro depoimento da nossa querida irmã Chan Không, a primeira assistente do Thay.

Para assistir o vídeo clique aqui.

Agradecemos a Denise, da Sangha de São Paulo, ajudou na tradução.

Os quatro elementos do amor verdadeiro - Upeksha

Continuamos com a sequência de textos falando dos quatro elementos do amor verdadeiro. Cada semana publicamos um texto do Thay falando de um deles. Usamos estes quatro elementos para aumentar a qualidade de nosso amor. Devemos olhar na natureza do nosso amor para ver se esses quatro elementos estão presentes.

O quarto aspecto do verdadeiro amor é upeksha, que significa equanimidade, não discriminação, liberdade ou espaço. Quando você ama alguém, não impõe suas idéias e restringe sua liberdade. Você oferece a ele seu espaço tanto interno quanto externo. Comumente, fazemos de nosso amor uma prisão. Prendemos nosso amado e ele não pode mais ser ele mesmo. Isto é um tipo de ditadura, onde upeksha não está presente. Temos que ir a ele e dizer: "Querido, restringi sua liberdade? Você ainda pode sentir que pode ser você mesmo? Você tem suficiente espaço interno e a sua volta? Retirei de você esse espaço?" Se você perguntar sinceramente, ele te dirá. Se ele ainda se sentir livre, saberá que upeksha está presente no seu amor.

Upeksha também significa equanimidade. Você ama alguém incondicionalmente, porque ele precisa de seu amor. Se você colocar condições, não é mais verdadeiro amor. Você ama seus filhos sem condições. Não dizemos que eles têm que fazer isto ou aquilo se querem ser nossos filhos. Amor verdadeiro significa olhar em profundidade para a pessoa e ver seus sofrimentos, suas dificuldades e necessidades e agir a partir desse insight. Agimos de forma que nosso amado sofra menos, fique mais confortável e alegre. Em um arranjo de flores, cada flor precisa de espaço de forma que sua beleza possa radiar. Cada pessoa é uma flor. Precisamos de espaço interior e a nossa volta de forma que possamos radiar nossa beleza e felicidade. Upeksha significa oferecer espaço.

- Thich Nhat Hanh

Ser Feliz

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

- Fernando Pessoa