Quarta, 11 de fevereiro de 2009

Soltando Nossas Vacas

Existe alguma coisa que você possui que considere fundamental para seu bem estar e felicidade? Um emprego? Dinheiro? Um imóvel? Um relacionamento? Uma ideologia ou filosofia?

Thich Nhat Hanh nos convida a olhar em profundidade (clique aqui) para essas coisas e perceber se elas contribuem realmente para nossa felicidade ou sofrimento. Há muitas coisas que não somos capazes de deixar para trás, que nos prendem. Se você não está feliz por que está preso nelas, deixá-las para trás será fonte de alegria para você. Liberdade é a base de nossa felicidade. Não podemos ser felizes se estamos presos.

Reflita sobre o texto, e comente quais são suas vacas em nosso blog. O que você vai fazer para soltá-las? Basta clicar aqui.

Retiro com Monja Coen no Rio

Nos dias 13 a 15 de março haverá retiro com a Monja Coen, em Santa Teresa no Rio. A rotina de um retiro, envolve períodos de zazen (meditar sentado), intercalados com períodos de kinhin (meditar caminhando), teisho (palestras formais), oryoki (refeição em plena atenção), samu (atividades de limpeza do dojo) e serviços religiosos de leitura de sutras.

Programação:

Dia 13 de março, sexta feira, de 18 às 20h30min
-Orientações com a Monja Eishun, do Zendo Rio.

Dia 14 de março, sábado, de 10 às 20h30min
-Práticas com a Monja Coen Sensei

Dia 15 de março, domingo, de 10 às 20h30min
-Prática com a Monja Coen Sensei

Inscrições: magalrjbr@yahoo.com.br
Telefone para contatos: Monja Eishun (21)3233-0011
Valor: R$160,00
Forma de pagamento: 50% no ato da inscrição e o restante até o dia 6 de março

Os quatro elementos do amor verdadeiro - Mudita

Continuamos com a sequência de textos falando dos quatro elementos do amor verdadeiro. Cada semana publicamos um texto do Thay falando de um deles. Usamos estes quatro elementos para aumentar a qualidade de nosso amor. Devemos olhar na natureza do nosso amor para ver se esses quatro elementos estão presentes.

O terceiro aspecto do amor verdadeiro é mudita, alegria. Se duas pessoas criam dor e sofrimento a cada dia um para o outro, isto não é verdadeiro amor. Temos que transformar essa dor. Olhamos para a natureza de nosso amor para ver se ele cria alegria. Se mudita não está presente, não é verdadeiro amor.

- Thich Nhat Hanh

(Continua na próxima semana)

Desapego

Quando não tiver mais nada
Nem chão, nem escada
Escudo ou espada
O seu coração
Acordará!...

Quando estiver com tudo
Lã, cetim, veludo
Espada e escudo
Sua consciência
Adormecerá!...

E acordará no mesmo lugar
Do ar até o arterial
No mesmo lar
No mesmo quintal
Da alma ao corpo material...

- Arnaldo Antunes e Nando Reis (parte da letra da música "Mantra")