Quarta, 4 de fevereiro de 2009

O Meio de Vida Correto

Sugerimos que você nesse mês de fevereiro leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh discute mais uma prática do Caminho Óctuplo, o caminho das práticas que nos liberta do sofrimento: o Meio de Vida Correto.

Para praticar o Meio de Vida Correto, é necessário encontrar uma forma de ganhar a vida que não represente uma transgressão aos ideais de amor e compaixão. A forma pela qual você se sustenta pode ser uma expressão do seu ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para você e para os outros.

Temos sempre que ter consciência das consequências, imediatas ou remotas, do nosso trabalho. O Meio de Vida Correto não é apenas uma questão de escolha pessoal. Ele representa o nosso carma coletivo.Tudo o que fazemos é parte de nosso esforço de praticar o Meio de Vida Correto. Trata-se de um assunto muito mais amplo do que apenas o meio pelo qual obtemos nossa renda mensal.

Leia o texto, e divida seus comentários em nosso blog. Basta clicar aqui.

Vídeo com palestra do Thay em português

O Samuel Cavalcante de Fortaleza, colocou no Google Video uma Palestra de Dharma de Thay chamada "Transformação Social na Base", feita no monastério Deer Park, na Califórnia em 2004, acompanhadas de legendas em português. Para assistir o vídeo clique aqui. Muito obrigado ao Samuel pelo trabalho que beneficiará a muitos na Sangha brasileira.

Conheça também o blog do Samuel: Blog Interser

Os quatro elementos do amor verdadeiro - Karuna

Continuamos com a sequência de textos falando dos quatro elementos do amor verdadeiro. Cada semana publicamos um texto do Thay falando de um deles. Usamos estes quatro elementos para aumentar a qualidade de nosso amor. Devemos olhar na natureza do nosso amor para ver se esses quatro elementos estão presentes.

O segundo aspecto do amor verdadeiro é karuna. Karuna pode ser traduzido como compaixão. Compaixão significa sofrimento compartilhado. Compaixão é composto de com e paixão (sofrer junto). Compaixão não é a tradução mais verdadeira de karuna. Karuna é a capacidade de remover a dor de seu amado e transformá-la. Você funciona como um médico. Para remover a dor do paciente, o médico precisa entender o corpo do paciente. Ele tem que praticar olhar e ouvir em profundidade para ver o que há de errado com o paciente. Tem que estar realmente presente para entender sua situação. Uma pessoa que ama tem que fazer a mesma coisa. Uma pessoa que ama tem que estar presente e ver e ouvir em profundidade para identificar a dor no seu amado. Quando você entende a natureza da dor de seu amado, sabe o que fazer e o que não fazer para aliviar a dor e o faz sofrer menos a cada dia. Esta é a prática do amor verdadeiro. Olhar em profundidade para a natureza de nosso amor e ver se há karuna nele. Pode ter mas em pequenas quantidades. Você tem que aprender como amar. Aprender a amar significa fazer crescer nosso maitri e nossa karuna a cada dia.

- Thich Nhat Hanh

(Continua na próxima semana)

A importância de praticar

Quando olhou a fundo, o Buda descobriu que o sofrimento não tem nenhuma causa externa, mas é o produto da nossa própria ignorância e dos nossos apegos. De modo típico, nós vemos as outras pessoas, organizações ou acontecimentos como fonte de nosso sofrimento. Achamos que, "se ao menos" o mundo fosse de acordo com nossos ideais, poderíamos ser felizes. Então, tentamos modificar nossos amigos e nossa família ou nos livrar das coisas de que não gostamos. Mas esse curso de ação nunca terá êxito.

- Matthew Bortolin (membro do Ordem Interser, no livro "O Dharma de Guerra nas Estrelas")