Quinta, 8 de janeiro de 2009

A Fala Correta

Em janeiro, sugerimos que você procure praticar esse passo do Caminho Óctuplo: a Fala Correta. Lembre-se que as práticas do caminho óctuplo foram o caminho que o Buda ensinou para nos livrarmos do sofrimento.

Resumidamente, segundo Thay, a Fala Correta pode ser explicada como:

(1) Falar sempre a verdade.
(2) Não falar coisas contraditórias deliberadamente.
(3) Não falar com crueldade.
(4) Não exagerar nem retocar os fatos.

Nesse texto (clique aqui) o Thay nos explica em detalhes essa prática através de seu insight privilegiado. Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Thich Nhat Hanh na Índia

Em outubro, dentro da visita que fez a Índia, Thich Nhat Hanh passou 5 dias em Nagpur, o centro nervoso do renascimento budista na Índia. Em 14 de outubro de 1956, Baba Sahep Ambedkar, o líder visionário dos Dalits (os intocáveis da Índia) deu um passo histórico. Converteu ao budismo 4 milhões de Dalits o que fez o budismo retornar a Índia.

No dia da chegada, a Sangha encontrou centenas de faixas dando vindas aos budistas de toda a Índia que celebravam o dia da conversão. Thay deu uma palestra de Dharma para milhares de budistas indianos reunidos em Diksa Bhoomi.

Os budistas indianos de Nagpur formaram uma relação muito especial com o livro "Velho Caminho, Nuvens Brancas". O livro está sendo lido não só por indivíduos mas por famílias inteiras e mais de uma vez. "Eu li duas vezes e agora meu pai está lendo" é uma frase típica. Para esses novos budistas famintos pelo Dharma, "Velho Caminho, Nuvens Brancas" traz os ensinamentos essenciais do Buda em uma linguagem simples através de uma história fácil de entender.

O livro está a venda no Brasil e vale a pena ser lido.

Pergunta ao Dalai Lama

Perguntaram ao Dalai Lama .... "O que mais te surpreende na Humanidade?" E ele respondeu: "Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer ... e morrem como se nunca tivessem vivido."

Cuidado com os dogmas

O seu tempo é limitado, então não o gaste vivendo a vida de um outro alguém. Não fique preso pelos dogmas, que é viver com os resultados da vida de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante: tenha coragem de seguir o seu próprio coração e a sua intuição.

- Steve Jobs