Quinta, 11 de dezembro de 2008

Os Quatro Nutrientes

Quando você pensa em nutrientes certamente pensa nos alimentos que ingerimos pela boca, certo? Nessa semana, o texto proposto (clique aqui) amplia este conceito de uma forma brilhante

Thich Nhat Hanh nos ensina sobre os quatro tipos de nutrientes: alimentos, impressões sensoriais, volição e consciência. O primeiro deles é o que habitualmente conhecemos, mas entendendo nutriente como algo que nos dá energia e que nos faz agir em uma determinada direção, vemos que os outros três tipos são igualmente importantes para nossa alimentação.

Nesse final de ano, após ler o texto, porque você não tenta se alimentar mais conscientemente? Pergunte: “Essa comida é compatível com meu corpo e minha consciência?” Seguindo a prescrição da plena consciência você saberá o que consumir.

Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Avisos Importantes

1) Excepcionalmente na próxima semana, por motivo de viagem, não enviarei a newsletter semanal. O envio será retomado normalmente na semana seguinte

2) A Sangha Viver Consciente se reunirá pela última vez este ano na próxima 3a feira, dia 16 de dezembro. Ao final da reunião haverá lanche consciente especial em comemoração ao final de mais um ano. A Sangha voltará a se reunir normalmente em 6 de janeiro de 2009. Venha praticar conosco nessa reunião especial!

Olhar Profundo

O que nós vemos das coisas são as coisas.
Por que veríamos nós uma coisa se houvesse outra?
Por que é que ver e ouvir seriam iludirmo-nos
Se ver e ouvir são ver e ouvir?

O essencial é saber ver,
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê
Nem ver quando se pensa.

Mas isso (tristes de nos que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender
E uma sequestração na liberdade daquele convento
De que os poetas dizem que as estrelas são freiras eternas
E as flores as penitentes convictas de um só dia
Mas onde afinal as estrelas não são senão estrelas
Nem as flores senão flores,
Sendo por isso que lhes chamamos estrelas e flores.

- Fernando Pessoa

Inimigos

Quem conseguir ver os "inimigos" que lhe fizeram mal como "grandes professores" terá compreendido a sexta percepção e ido além, pois perdão dessa magnitude é sempre acompanhado do advento de enorme alegria e felicidade. Rompendo as correntes do passado desse modo, transformamos de fato as condições e o rumo de nosso carma.

Embora a maioria das pessoas perceba que o melhor é não se ater a erros do passado, poucas conseguem fazê-lo. A maneira correta de abrir mão do passado é nos beneficiar dele. Em vez de ficarmos bravos com algo que consideramos "errado", deveríamos analisar a questão mais profundamente e descobrir como ela poderia nos ajudar.

Não cresce espiritualmente quem nada experimenta. Reveses e dificuldades podem e devem ser aproveitados para nosso aperfeiçoamento como incentivo a novas realizações. Estagnam os países em que há apenas um partido político, ao contrário daqueles onde as instituições democráticas estão em pleno funcionamento. Torna-se fraco o corpo que nunca se exercita; fica forte e saudável o que é obrigado ao esforço. O problema é perceber apenas um lado da dualidade. Convém considerar como fazer a situação nos fortalecer e ajudar. "Erros do passado" são velhas lições que ainda não aprendemos direito. Ressentir-nos com isso só fará agravar, problema que os gerou.

- Hsing Yun (mestre budista chinês fundador da Ordem Fo Guan Shan)

Do retiro em Plum Village

Se quiser ver as causas de seu sofrimento (stress, tensão, ansiedade, etc.), busque no seu próprio comportamento a luz do "Não-Saudável" Caminho Óctuplo: Meio de Vida Incorreto, Pensamento Incorreto, Ação Incorreta, Fala Incorreta, Atenção Incorreta e assim por diante.

- Thich Nhat Hanh (retiro de Inverno Plum Village 2008)