Quinta, 23 de outubro de 2008

Os Cinco Agregados (Skandhas)

!Essa semana sugerimos que você estude um texto (clique aqui) básico de budismo. Thich Nhat Hanh nos ensina sobre os Cinco Agregados ou Skandhas

De acordo com o budismo, os seres humanos são compostos de Cinco Agregados (skandhas): forma, sensações, percepções, formações mentais e consciência. Os Cinco Agregados contêm em si tudo o que existe - tanto dentro como fora de nós, na natureza e na sociedade. Diferentemente da visão ocidental que é dualista, os cinco skandhas intersão. Observe com atenção os cinco rios que correm dentro de você e veja como cada um deles contém em si os outros quatro.

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Insight Coletivo da Sangha (parte 1)

Um irmão da Sangha da Grécia colocou em uma lista de discussão da Ordem Interser seu sofrimento por sua dificuldade de praticar o 5o. Treinamento devido a problemas de saúde. A partir de hoje e nas próximas semanas vamos compartilhar da sabedoria coletiva da Sangha que o ajudou e com certeza te ajudará também a compreender melhor esse treinamento.

Pergunta: Queridos Amigos,

Na semana passada tive um ataque cardíaco. Passei sete dias no hospital e fiz uma cirurgia em duas artérias. Agora estou em casa e preciso de repouso. Os médicos me passaram uma dieta especial à base de carne e, especialmente, peixes. Gostaria de continuar sendo vegetariano, sem consumir carnes ou peixes. Em maio último, em Hanói, Vietnã, recebi os 5 Treinamentos da Plena Consciência, de livre e espontânea vontade, na cerimônia transmitida por Thay. Gostaria de manter minhas promessas, principalmente o Primeiro Treinamento.

O que fazer nesta situação? Soube de uma médica em minha cidade que é contra dietas contendo carne, mas não posso consultá-la e receber sua orientação.

Quando vejo pessoas em nosso planeta morrendo de fome, percebo que meu problema é um pseudo-dilema. Perdoem-me.

Mas espero ouvir boas palavras de todos vocês .

Com amor, da ensolarada Thessaloniki, Grécia

G.

Resposta 01: Caro G,

Você se lembra de mim? Ficamos juntos no mesmo grupo de discussão do Dharma no Vietnã e na época te contei sobre meu câncer.

Fiquei muito triste em saber que vc sofreu um ataque cardíaco. Isso é sério e é muito importante você cuidar bem do seu corpo neste momento. (...)

Para ler a continuação dessa resposta clique aqui.

Comer rápido demais engorda

Comer rápido demais engorda. É o que mostra uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, publicada na "British Medical Journal". Segundo os pesquisadores, a velocidade com que se come pode tão decisiva para a obesidade do que a quantidade de alimento ingerido.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 400 milhões de pessoas sejam obesas - 20 milhões delas são crianças até 5 cinco anos. A obesidade está associada a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Para seu estudo, Hiroyasu Iso aplicou questionários a 3 mil voluntários entre 30 e 69 anos: 45% dos homens e 36% afirmaram que comem rápido. Quase metade do grupo disse comer até se sentir "cheio". Aqueles que associam os dois maus hábitos tinham três vezes mais chances de ser gordos do que os que comem devagar e não ultrapassam a fronteira da saciedade.

Os voluntários apresentaram como motivos para os excessos a disponibilidade de comida barata em grandes porções e hábitos como comer enquanto vêem TV.

Para evitar os efeitos da pressa e da grande quantidade ao se comer entre crianças, os médicos recomendam que os pais devem providenciar um local apropriado e calmo para a refeição e incentivar a criança a comer devagar.

- Publicado no O Globo Online dia 21/10/08

Prática Correta

A prática perfeita do budismo não é alcançada meramente através de mudanças superficiais, como por exemplo através da adoção de uma vida monástica e da recitação de livros sagrados. Ainda está aberta a questão de saber-se se essas atividades, por si mesmas, devem ser denominadas religiosas ou não; pois a religião deve ser praticada na mente. Se a pessoa tem a atitude mental correta, todas as ações do corpo e da linguagem podem tornar-se religiosas. Mas se falta a atitude correta, se a pessoa não sabe como pensar adequadamente, nada alcançará, mesmo que passe a vida inteira em monastérios e lendo as escrituras.

- Dalai Lama (Transcrito do blog http://paraserzen.blogspirit.com)