Quinta, 28 de agosto de 2008

As Três Jóias

Sugerimos essa semana que você estude o texto (clique aqui) sobre as Três Jóias: O Buda, o Dharma e a Sangha.

Thay nos ensina que a raiz da palavra Buda significa despertar, tomar conhecimento, compreender. E aquele que desperta e compreende é chamado de Buda. Simplesmente isso! O Dharma, isto é, o que Buda ensinou, é o caminho da compreensão e amor: como entender, como amar, como transformar esses conhecimentos numa realidade. Sangha é a comunidade que vive consciente e em harmonia.

Leia (clique aqui) e aprenda esses conceitos básicos do budismo. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Programação completa dos monges no Rio

Em setembro receberemos no Brasil (Rio e São Paulo) dois monges da tradição do mestre Thich Nhat Hanh. Anote na sua agenda a programação do Rio::
CAMINHADA MEDITATIVA

31 de agosto- domingo 9:00hs - Quinta da Boa Vista: caminhada meditativa, movimentos de plena atenção, piquenique.
Ponto de Encontro: Na entrada próxima ao Quinta D'Or.
Transporte Opcional: Inscrição na sede do Lótus - Centro de Meditação Budista.
31 de agosto- domingo a tarde: Visita a um asilo. Mais informações serão fornecidas depois da caminhada.

PALESTRAS

1 de setembro - segunda feira - 19h - Local: Associação Scholem Aleichem (ASA). Rua São Clemente, 155 fundos - Botafogo - Próximo a Est. Metrô Botafogo.

3 de setembro - quarta feira - 19h - Local: Igreja Presbiteriana Bhetesda. Rua Guimarães Natal, 31 - Copacabana - Próximo a Est. Metrô Cardeal Arcoverde.

RETIRO

Dias 4, 5, 6 e 7 de setembro
Local: Teresópolis
Investimento: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
Inscrições no Lótus - Centro de Meditação Budista
Rua Dois de Dezembro, 78 sala 305 - Flamengo
Tel. 2553 5398 e 2551 2045 - Informações: centrolotus@gmail.com

Aviso Importante - Sangha Viver Consciente

Nessa terça-feira, dia 2 de setembro não haverá atividade na Sangha Viver Consciente. A Sangha estará toda reunida em um evento externo. As reuniões serão retomadas na semana seguinte normalmente.

Reflexão sobre o 5o. Treinamento de Plena Atenção

Este é o Quinto Treinamento de Plena Atenção: Consciente do sofrimento causado pelo consumo irrefletido, comprometo-me cultivar boa saúde, tanto física como mental para mim, minha família e para a sociedade praticando o ato de comer, beber e consumir de modo consciente. Farei ingestão de produtos que preservem a paz, o bem-estar e a alegria em meu corpo, em minha consciência, no corpo da coletividade, na consciência de minha família e da sociedade. Estou determinado a não ingerir álcool ou outro tóxico, alimentos ou produtos que contenham toxinas tais como alguns programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicando meu corpo e minha consciência com estes venenos estou traindo meus antepassados, meus pais, a sociedade e as futuras gerações. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a angústia e a confusão em mim e na sociedade adotando hábitos de consumo salutares para mim e para sociedade. Compreendo que uma conduta adequada é importante tanto para a autotransformação como para a transformação da sociedade.

Depoimento: Eu sofri muito devido ao que ingeri no passado. Enquanto crescia, minha família era muito infeliz e não éramos capazes de ficarmos próximos e nos apoiar. Como resultado, todos nós desenvolvemos vícios pela comida e pela TV, entre outros hábitos não saudáveis. Juntando-me à Sangha e ouvindo este treinamento, soube que tinha que mudar o modo fundamental como eu estava me relacionando comigo mesmo. Eu não mais quis negligenciar meu corpo e ser aterrorizado pelos meus pensamentos e sentimentos perturbadores. Eu tomava refúgio na comida, no esnobismo intelectual, na expressão criativa não saudável e numa atitude julgadora. Naquele momento eu queria deixar estes refúgios. Mas como eu poderia fazer tal mudança radical? (...)

Leia o texto completo clicando aqui

Cego, Surdo e Mudo

Cego: É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

Surdo: É aquele que não tem tempo para ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no final do mês.

Mudo: é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

- Mário Quintana