Quinta, 3 de julho de 2008

A Prática é Mais Fácil com a Sangha

Uma Sangha é uma comunidade de amigos praticando o Dharma juntos de forma a fazer acontecer e manter a consciência. Sem o refúgio em uma Sangha nossa prática tende a enfraquecer.

Nessa semana, enviamos texto do Thay (clique aqui), onde ele explica que quando sentamos juntos como uma Sangha, desfrutamos da energia coletiva da plena atenção e cada um de nós permite que a energia de plena atenção da Sangha penetre em nós. Mesmo que você não faça nada, se apenas parar de pensar e se permitir absorver a energia coletiva da Sangha, já será muito curador.

Leia (clique aqui) e experimente praticar com uma Sangha. Há sanghas da tradição do Thich Nhat Hanh no Rio, São Paulo e Natal. Os endereços estão na coluna ao lado. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Ação Social em Japeri

O Movimento Viver Consciente realizou sua primeira ação social em parceria com o Movimento AqiLuz na Casa de Ana Maria em Japeri no sábado dia 28 de junho. A Sangha dedicou seu sábado à prática da generosidade, doando seu tempo e seus conhecimentos para crianças, jovens, gestantes, adultos e idosos. Foi um momento de alegria intensa para uma comunidade pobre e carente. Foi também um momento de alegria para nós da Sangha que pudemos nos doar, servir e amar.

Depois das oficinas e brincadeiras houve uma animada festa junina com diversas quadrilhas. Veja as fotos clicando aqui.

Paraíso e Inferno

Era uma vez um homem que tinha muita curiosidade em saber a diferença entre o céu e o inferno. Ele sabia que os seres no paraíso eram muito felizes, ao contrário daqueles do inferno, que eram muito infelizes. Um dia, conheceu um sábio que disse poder levá-lo a visitar os dois lugares. Nessa ocasião, poderia ver por si mesmo as diferenças. O homem se disse pronto para partir de imediato.

Em um átimo, o sábio o transportou para o inferno. De início, o homem ficou surpreso, porque achou tudo muito parecido com o que existia na Terra. Havia um grupo de pessoas à mesa, jantando. Ao examinar a cena mais de perto, porém, viu que as colheres utilizadas tinham um metro de comprimento. Os longos talheres chocavam-se o tempo todo, a comida caía. Ninguém conseguia se alimentar bem, estavam todos extremamente irritadiços e mal-humorados.

De repente, a cena mudou. O homem percebeu que estava no paraíso. E de novo surpreendeu-se com o que viu. À sua frente havia um grupo em nada diferente do que vira no inferno: pessoas à mesa, jantando e utilizando colheres de um metro de comprimento. No entanto, ao observar com mais atenção, o homem viu que, em vez de derrubarem a comida e se irritarem como os seres do inferno, os seres celestiais utilizavam os longos talheres para alimentar uns aos outros. Todos riam e sorriam, fartando-se de comida.

Os Outros

Se você tem dificuldades com outra pessoa e acha que ela apenas quer te fazer sofrer, e que é impossível fazer algo que a ajude, então você não está colocando os ensinamentos na prática.

- Thich Nhat Hanh