Quarta, 28 de maio de 2008

Os Treinamentos da Ordem Interser (parte 5)

Sugerimos que nesse mês de junho você estude e procure formas de colocar em sua vida os dois últimos dos 14 treinamentos de plena atenção (clique aqui). Os treinamentos não são mandamentos, mas guias que nos ajudam a praticarmos para sermos mais felizes. Os treinamentos estão abaixo e o comentário sobre cada um deles no texto em anexo.

O DÉCIMO TERCEIRO TREINAMENTO (Generosidade) - Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, pelo roubo e pela opressão, comprometo-me a cultivar a bondade amorosa e a aprender meios de agir para o bem estar das pessoas, animais, plantas e minerais. Praticarei a generosidade compartilhando meu tempo, minha energia e meus recursos materiais com aqueles que são necessitados. Estou determinado a não roubar e a não possuir qualquer coisa que deveria pertencer a outros. Respeitarei a propriedade alheia, mas tentarei evitar que outros tirem proveito do sofrimento humano ou do sofrimento de outros seres.

O DÉCIMO QUARTO TREINAMENTO(Conduta Correta) - Consciente que relações sexuais motivadas por apego não podem dissipar o sentimento de solidão, mas apenas criar mais sofrimento, frustração e solidão, estou determinado a não me engajar em relações sexuais sem compreensão mútua, amor e compromisso de longo prazo. Nas relações sexuais devo estar consciente do sofrimento futuro que posso causar. Eu sei que para preservar minha felicidade e a dos outros, devo respeitar tanto meus direitos e compromissos quanto os das outras pessoas. Farei de tudo que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e proteger os casais e famílias da má conduta sexual. Tratarei nosso corpo com respeito e preservando minhas energias (sexual, respiratória e espiritual) para a realização do meu ideal de bodhisatva. Serei plenamente consciente da responsabilidade de trazer novas vidas a este mundo e meditarei sobre o mundo para o qual estamos trazendo novos seres.
Para entender o que são os 14 Treinamentos de Plena Atenção e a Ordem Interser leia o texto já publicado aqui.

Olhe profundamente e leia o texto (clique aqui). Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Movimento Viver Consciente - Ação Social

O Movimento Viver Consciente, braço de ação social da Sangha Viver Consciente, juntamente com o Espaço aQi Luz, está ajudando a Casa de Ana Maria, instituição de amparo a crianças, adolescentes, gestantes e idosos, que tem sede em Japeri.

A primeira ação social acontecerá no dia 28 de junho (sábado) das 13hs as 18hs, onde proporcionaremos palestras, vivências, atendimento em Shiatsu, auricoloterapia para gestantes, Yoga, conversa com idosos, contatos informais com carinho, entre outros. A partir das 16hs estamos organizando uma festa junina para eles, com tudo que eles tem direito.

Precisamos saber se você quer participar conosco dessa festa de generosidade. Caso se interesse nos mande um e-mail. Quanto mais ajuda melhor. Doe um pouco de seu tempo e de seus talentos para aqueles que tem pouco ou quase nada.

Inspirando, Expirando

Aproveitando imagens que capturei em retiros no Rio, São Paulo e Deer Park fiz um clip para a Música Breathe In, Breathe Out (Inspirando, Expirando) e disponibilizei na Internet para que você relaxe e aproveite. Espero que você goste.

Para assistir clique em http://www.youtube.com/watch?v=AZOLOUrhYLU.

Perguntas Frequentes

P: Eu quero praticar os Cinco Treinamentos da Plena Consciência, mas por que é necessário tomar refúgio nas Três Jóias?

Irmã Chân Không: Sem uma forte crença nestas três jóias preciosas, você não poderá praticar os Cinco Treinamentos da Plena Consciência. "Eu tomo refúgio no Buda" significa que eu acredito firmemente ma minha habilidade de me tornar iluminado, de transformar minhas dificuldades, me tornar livre de todo o sofrimento e ser uma fonte de alegria e paz para mim mesmo e para os outros. "Buda" significa o Buda em mim, o potencial de despertar em mim. Eu sei que Shakyamuni Buda é o meu professor. Sei também que ele não é um deus.

"Eu tomo refúgio no Dharma" significa que eu acredito na prática da plena consciência, que traz entendimento e amor. Eu acredito no método que Shakyamuni Buddha me ofereceu a partir de sua experiência, para que assim eu possa realizar o caminho que leva à liberdade do sofrimento.

"Eu tomo refúgio na Sangha" significa que eu acredito na sabedoria coletiva de um grupo de amigos que se dedicam a praticar o mesmo método que eu em nosso caminho de libertação. Nós precisamos uns dos outros para apoiar e compartilhar as experiências de prática para que nossas percepções se aproximem cada vez mais da realidade e nossas ações se tornem cada vez mais harmoniosas. Apoiando-nos no caminho da realização, e assim fazendo coletivamente, nossos esforços beneficiarão a nós mesmos e a todos os seres.

Sem fé e confiança nas Três Jóias é difícil praticar bem os Cinco Treinamentos da Plena Consciência.

- Irmã Chân Không é uma das primeiras colaboradoras do Thay e organizadora central das atividades em Plum Village

Deficiências

Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino.

- Mário Quintana (Agradecimentos a Fernanda da Sangha Virtual)