Quarta, 9 de abril de 2008

O Buda é você mesmo

No texto sugerido dessa semana ( clique aqui ) Thich Nhat Hanh comenta um dos ensinamentos do mestre Linji. Nele Linji diz que temos que retornar e ter confiança em nós mesmos. Não deveríamos esmolar por migalhas dos outros, sejam eles o Buda, os mestres, os professores espirituais, os sutras ou outras escrituras.

As coisas que procuramos não estão nesses lugares. Essa mensagem aparece com freqüência nos ensinamentos do Mestre Linji. Se procurarmos por algo fora de nós, nunca encontraremos. Temos, dentro de nós, todas as sementes da budeidade.

Leia o texto e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Começar de Novo

Semana passada o texto sugerido falava da prática do Começar de Novo e vários me pediram que distribuísse um guia com as instruções para essa prática

A prática do Começar de Novo é uma prática de reconciliação. Começar de Novo pode ser praticado entre duas pessoas ou como um grupo. Enquanto uma pessoa fala, a outra pessoa pratica a escuta profunda sem interromper, permitindo que a primeira pessoa fale do fundo do seu coração.

No Começar de Novo temos três passos: Dividir apreciação (regar as flores), expressar lamento e expressar os ferimentos e dificuldades.

Para conhecer o detalhamento de cada um desses passos clique aqui.

Aceitação

Temos de aceitar todas as nossas aflições, formações mentais, todas as dificuldades do mundo, nosso corpo e nossa mente, a fim de transformá-los. Se os rejeitamos, se procuramos fugir deles, nunca chegaremos ao fim desejado. Não há como escapar das coisas que odiamos. O único meio que existe é transformá-las em amor. "

- Thich Nhat Hanh

Perguntas Frequentes

P: E sobre outros métodos de prática? Hoje em dia parece que há tantos mestres e tantos sistemas de meditação que é confuso.

Ven. Ajahn Chan: É como ir a cidade. Um pode se aproximar pelo norte, pelo sudeste, por muitas estradas. Comumente esses sistemas apenas diferem por fora. Se você caminhar por um caminho ou outro, rápido ou lento, se você estiver plenamente consciente, é tudo a mesma coisa. Há um ponto essencial que todas as boas práticas devem eventualmente chegar - desapego. No final, todos os sistemas de meditação devem deixar ir, desapegar. Nem mesmo se pode apegar ao mestre. Se um sistema leva a renúncia, ao desapego, então é uma prática correta.

Você pode querer viajar, conhecer outros mestres e tentar outros sistemas. Alguns de vocês já fizeram isso. Este é um desejo natural. Você descobrirá que mil perguntas respondidas e conhecimento de muitos sistemas não te trarão a verdade. Eventualmente você pode ficar entediado. Você verá que apenas parando e examinando sua própria mente você descobrirá sobre o que o Buda falou. Não há necessidade de procurar fora de si. No final você deve retornar para encarar sua verdadeira natureza. Aqui é onde você pode entender o Dharma.
- Ajahn Chan é um grande monge budista que viveu na Tailândia e passava a maior parte de seu tempo na floresta meditando.

Sabedoria Grega

Desejar algo violentamente cega a alma para o restante.
- Demócrito (filósofo grego)