Quarta, 12 de março de 2008

Não Discriminação e Reconciliação

!A palestra de Dharma (clique aqui) que sugerimos essa semana, começa com uma linda lenda do homem que buscava a iluminação e passa a ver o mundo com novos olhos.

Thay ensina que a transformação não depende de doutrinas, idéias, religiões e filosofias mas de buscar novos olhos para ver o mesmo mundo. Não precisamos de respostas de outras pessoas sobre como mudar nossas relações pessoais e com o resto do mundo. Se mudarmos nossos olhos e corações, não precisaremos de mais nada. Usando essa lenda ele nos mostra como buscar a solução de conflitos, mesmo os mais difíceis como os existentes entre israelenses e palestinos.

Desfrute essa linda história e pratique.

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Consumo Consciente protegendo o planeta

Denise da Sangha Plena Consciência (São Paulo) nos escreve:

"Nesta semana estive com amigas queridas que compartilharam a forma como têm feito suas compras e enfatizaram como o uso de sacolas de tecido/lona tem sido adotado cada vez mais em outros países em substituição às tradicionais sacolas plásticas distribuídas em lojas e supermercados. No Brasil, felizmente esse movimento já está acontecendo, mais ainda é muito incipiente. Se cada um começar a sair de casa com sua 'sacolinha', os próprios estabelecimentos poderão abrir mão das sacolas plásticas, usando-as apenas como último recurso (e, neste caso, até cobrando pelo uso das mesmas).

Tenho uma sacola de lona prática e robusta que mora em meu carro. (Aliás, um pouco de propaganda aqui - para quem tiver interesse ela pode ser encontrada na Melinda & Julius, loja de produtos naturais/restaurante, mas, obviamente, qualquer sacola ou caixa de papelão também vale!) Além de contribuir para o ambiente, você economiza tempo, pois não tem que colocar os itens do supermercado nos plásticos e depois retirá-los ao chegar em casa. Basta abrir a sacola de tecido e tudo fica bem mais prático!

Para volumes muito grandes (como o das famosas 'compras do mês'), se o número ou tamanho de sacolas for insuficiente, podem-se usar também mais caixas de papelão que você pode deixar no porta-malas do carro ou solicitar ao estabelecimento. Para quem mora em apartamento fica mais fácil, pois o carrinho de supermercado do prédio ajuda muito nessa hora.

Enfim, fiquei empolgada e quis compartilhar com vocês!"

Para quem quiser conhecer a loja Melinda & Julius, o endereço é:
Rua Dom Armando Lombardi, 511 - Caxingui - São Paulo
Tel. (11) 3722-2553
www.melindaejulius.com.br

Princípios Básicos de Budismo - Fala Correta

Primeiro, temos de entender que falar é ação. Quando dizemos algo, esta fala terá um efeito em nosso corpo, em nossa mente e no mundo inteiro. A boa fala nos trará alegria e saúde - tanto física quanto moral - e mudará o mundo em direção à bondade. Nós devemos produzir uma fala correta, que inspire entendimento, alegria, esperança, fraternidade e irmandade. Sua fala é uma semente, uma causa. E o que ela produzir em você e no mundo é um karma-fruto, karmaphala. Ação enquanto causa e enquanto fruto.

Algumas vezes, a ação-fruto se manifesta imediatamente depois do karma-causa. Às vezes, leva meses ou anos - mas, cedo ou tarde, esta ação se tornará efeito.

- Thich Nhat Hanh - Plum Village , Agosto de 2005

Para mudar o mundo

Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo.

- Gandhi

Mãe e Filho

Talvez sua mãe tenha falado com você antes de você nascer. E eu estou convencido que você escutou essa fala e respondeu. Talvez tenha ocontecido que ocasionalmente ela esqueceu que você estava lá. Por isso talvez você tenha dado um chute nela para lembrá-la. Seu chute era um sino de plena atenção. Se ela estava praticando plena consciência, ela poderia ter dito: "Querido, eu sei que você está aí, e eu estou muito feliz." Este é o primeiro mantra. Mesmo que ela não tenha dito isso ou soubesse disso, seu corpo respondeu, fazendo o que fosse necessário para que você fosse nutrido.

Quando você nasceu, alguém cortou seu cordão umbilical. Provavelmente você chorou muito pela primeira vez. Agora você tinha que respirar por si mesmo. Agora você tinha que se acostumar com a luz ao seu redor. Agora você experimentava fome pela primeira vez. Você estava fora de sua mãe, mas ainda de certo modo dentro dela. Você ainda era dependente dela e pode ter se nutrido nos seus seios. E embora o cordão não estivesse ligando vocês, você estava ligado a sua mãe de uma maneira muito concreta, muito íntima.

- Thich Nhat Hanh
- Dedico esse trecho ao meu filho Vinicius nascido há 6 dias e a sua mãe Fernanda