Quarta, 16 de Janeiro de 2008

Os Meios São o Fim

Sugerimos essa semana a leitura do texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh explica que na prática do Budismo não há nenhuma distinção entre meios e fins, e que os meios deveriam ser considerados como os fins por si mesmos. Ele mostra que o caminho para se atingir um objetivo não tem distinção nenhuma do objetivo em si. Não damos atenção aos meios porque somos governados por nossa energia de hábito, pela tendência de correr todo o tempo. Não somos capazes de estar no aqui e no agora para tocar as maravilhas da vida que estão disponíveis.

Também fala sobre regras e rituais. Ele explica que nos ensinamentos do Buda, não somos encorajados a estar preso a regras. Deveríamos olhar para os treinamentos como uma prática e não como regras. Porque devem ser considerados como sendo a prática da consciência plena e se praticarmos adequadamente preservarão nossa liberdade, beleza, felicidade. Eis porque o Buda disse: não seja escravo de regras e rituais. Rituais e regras, nós não precisamos deles; precisamos apenas da prática.

Aprenda com texto (clique aqui) e pratique.

Divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - Meditação Caminhando

Essa semana Thay ensina para você e suas crianças como praticar a meditação caminhando. Leia e pratique.
"Outra forma maravilhosa de se acalmar quando estamos chateados é andar. Enquanto andamos, prestamos atenção a cada passo que damos. Notamos como cada pé toca o solo. A Terra é nossa mãe. Quando estamos longe da Mãe natureza, ficamos doentes. Cada passo que damos nos permite tocar nossa mãe, de forma que possamos ficar bem de novo. Muito dano tem sido feito à Mãe Terra, portanto agora é hora de beijar a Terra com nossos pés, com o nosso amor.

Enquanto estiver andando, sorria - esteja no aqui agora. Fazendo assim, você transforma o lugar onde está andando no paraíso. Ande devagar. Não corra. Cada passo traz você ao melhor momento da sua vida, o momento presente...."

Para ler o texto completo clique aqui.

Bon Jour Vietnã

A Sandra Caldas me enviou, aproveito e envio a você esse vídeo em que delicadeza e ternura se misturam, ao som da voz especial de Pham Quynh Anh, uma cantora vietnamita. Neste vídeo, com imagens líricas do Vietnã, ao fundo, ela canta, num francês perfeito, "Bonjour Viet Nam", de Marc Lavoine.

Para acessar o site (pratique a paciência até carregar), digite: http://www.visualgui.com/motion/BonjourVietnam.html

Palavras são só auxiliares...

É impossível apressar o crescimento. As palavras só podem atuar como auxiliares do nosso aperfeiçoamento, nunca poderão substituir a própria vida. A intenção do Buda ao ensinar o Dharma não era nos dizer o que fazer, mas nos ajudar a aprender a verdade por nós mesmos. Seu conselho sobre estar satisfeitos com o que temos não constitui uma ordem nem é um sermão - ele está simplesmente compartilhando a compreensão gerada por muitas vidas dedicadas à busca da sabedoria.

- Hsing Yün