Quarta, 31 de Outubro de 2007

Caminho Óctuplo - O Meio de Vida Correto

Sugerimos que você nesse mês de novembro leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh discute mais uma prática do Caminho Óctuplo: o meio de vida correto.

Para praticar o Meio de Vida Correto, é necessário encontrar uma forma de ganhar a vida que não represente uma transgressão aos ideais de amor e compaixão. A forma pela qual você se sustenta pode ser uma expressão do seu ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para você e para os outros.

Temos sempre que ter consciência das conseqüências, imediatas ou remotas, do nosso trabalho. O Meio de Vida Correto não é apenas uma questão de escolha pessoal. Ele representa o nosso carma coletivo.Tudo o que fazemos é parte de nosso esforço de praticar o Meio de Vida Correto. Trata-se de um assunto muito mais amplo do que apenas o meio pelo qual obtemos nossa renda mensal.

Leia o texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual

A partir dessa semana vamos publicar semanalmente textos do Thay para crianças. Inicialmente vamos publicar uma série de histórias publicadas no livro "A Pebble for your Pocket", para crianças de 6 a 12 anos. O primeiro texto é "Quem é o Buda?", a doce história do monge Hu.

Imprima e leia para seus filhou ou netos. Para obter a história clique aqui.


Fotos das monjas no Rio

Veja as fotos da 2a palestra da irmã Jóia e da irmã Harmonia no Rio, em Copacabana, clicando aqui. As fotos do retiro que ocorreu no fim de semana passado em Araras sob a supervisão delas estão disponíveis clicando aqui.

Fotos da palestra em São Paulo

Veja as fotos da palestra realizada pela irmã Jóia e pela irmã harmonia em São Paulo, enviada pelo nosso amigo Emerson. Para acessar clique aqui

Tudo depende de seus passos

A semente da conscientização está em cada um de nós, mas normalmente esquecemos de regá-la. Pensamos que a felicidade só é possível no futuro - quando adquirirmos uma casa, um carro, o diploma universitário. Lutamos de corpo e alma e não alcançamos paz e alegria que estão disponíveis agora mesmo - o céu azul, as folhas verdes, os olhos da pessoa amada

O que é mais importante? Muitas pessoas passaram nos exames, compraram carros e casas, mas continuam infelizes. O mais importante é encontrar a paz e partilhá-la com os outros. Para ter paz você pode começar andando pacificamente. Tudo depende de seus passos.

- Thich Nhat Hanh

Deus

E digo à humanidade, Não fique especulando sobre Deus,
Pois eu que especulo sobre tudo não fico especulando sobre Deus,
Não há seqüência de palavras pra dizer como estou em paz com relação a Deus e à morte.

Escuto e contemplo Deus em cada objeto, e assim mesmo não entendo quase nada,
Nem entendo como pode haver alguém mais maravilhoso do que eu mesmo.

Por que querer ver Deus melhor do que este dia?
Vejo Deus em cada uma das vinte e quatro horas, em cada momento,
Nos rostos dos homens e mulheres vejo Deus, e no meu próprio rosto no espelho;
Encontro cartas de Deus espalhadas pela rua, todas assinadas com Seu nome,
E as deixo onde estão, pois sei que onde quer que eu vá outras vão chegar pontualmente e para sempre.

- Walt Whitman