Quarta, 17 de Outubro de 2007

Ordem Interser (parte 3)

Sugerimos essa semana um texto inicial e básico (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh fala sobre a ordem Interser (Tiep Hien), que combina o budismo com a forma ocidental de ver as coisas. Nesse texto ele explica o que significam as palavras Tiep e Hien e explica quatro dos 14 treinamentos de plena atenção transcritos abaixo:

DÉCIMO PRIMEIRO - Não viva uma vocação que seja prejudicial à humanidade e à natureza. Não invista em companhias que privem outros da chance de viver. Escolha uma vocação que ajude a realizar seu ideal de compaixão.

DÉCIMO SEGUNDO - Não mate. Não deixe que os outros matem. Por todos os meios possíveis defenda a vida e evite a guerra.

DÉCIMO TERCEIRO - Não possua nada que deveria pertencer a outros. Respeite a propriedade alheia; mas impeça que outros se enriqueçam através do sofrimento alheio.

DÉCIMO QUARTO - Não maltrate seu corpo. Aprenda a tratá-lo com respeito. Não encare seu corpo como um simples instrumento. Preserve energia vital- sexo, respiração, espírito - para a auto-realização. A expressão sexual não deve se manifestar quando não há amor ou compromisso. Nos relacionamentos sexuais esteja consciente do sofrimento futuro que poderá causar a outros. Preserve a felicidade dos demais; respeite os direitos e os compromissos alheios. Esteja inteiramente cônscio da responsabilidade de trazer novas vidas ao mundo. Medite no mundo para o qual você está trazendo novos seres.

Leia o texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Não Perca! Palestras da Monja Jewel no Rio

Começa na próxima semana a passagem das monjas do Monastério Deer Park, ligado ao mestre Thich Nhat Hanh pelo Brasil. Haverá 2 palestras públicas e gratuitas no Rio:

.1ª PALESTRA: 3a feira dia 23 de outubro
Tema: Cultivando a Paz em nós e em nossas comunidades.
Local:na ASSOCIAÇÃO SCHOLEM ALEICHEM (A.S.A.), Rua São Clemente 151, fundos, Botafogo
Horário: às 19hs

IMPORTANTE: Nesse dia não haverá reunião no Centro Lótus e nem na Sangha Viver Consciente

2ª PALESTRA: 5a feira dia 25 de outubro
Tema: Regando as sementes da Compreensão e da Compaixão transformando a energia de nossos hábitos
Local: IGREJA BETHESDA, Rua Guimarães Natal, 31 - Metrô Cardeal Arcoverde
Horário: 19hs
IMPORTANTE: Nesse dia não haverá reunião no Centro Lótus



Inscrições para retiro no Rio e São Paulo

Existem apenas poucas vagas disponíveis para os retiros. É uma oportunidade única de você ter contato próximo com um professor de Dharma da tradição Thich Nhat Hanh no Brasil. Não perca.

Veja informações completas clicando aqui.

Haverá também palestras no Rio e São Paulo. Veja a programação na coluna ao lado.

Tocando a Terra

Tocando a terra, conecto-me a todas as pessoas e a todas as espécies que estão vivas neste momento, neste mundo comigo. Sou um com o maravilhoso padrão de vida que se irradia em todas as direções. Sinto a estreita conexão existente entre mim e os outros, sinto como todos nós compartilhamos felicidade e sofrimento. Sou um também com aqueles que nasceram deficientes ou que foram incapacitados em decorrência de guerras, acidentes ou doenças. Sou um com os que foram subjugados em uma situação de guerra e opressão. Sou um também com os que não encontram felicidade na vida familiar, que não têm raízes e nem paz de espírito, que têm sede de compreensão e amor, que estão a procura de algo bonito, sadio e verdadeiro a que possam abraçar e em que possam acreditar. Sou alguém prestes a morrer, que está com muito medo e não sabe o que vai acontecer. Sou ao mesmo tempo a criança que vive em um lugar onde existe miséria e doença, cujos braços e pernas se assemelham a gravetos e que não têm futuro. Sou o fabricante de bombas que são vendidas aos países pobres. Sou o sapo nadando no lago e sou também a cobra que precisa do corpo do sapo para alimentar seu próprio corpo. Sou a lagarta e a formiga que o pássaro está procurando para comer. E sou também o pássaro que está procurando a lagarta e a formiga. Sou a floresta que está sendo devastada. Sou os rios e o ar que estão sendo poluídos e sou a pessoa que derruba a floresta e polui os rios e o ar. Vejo a mim mesmo em todas as espécies e também vejo todas as espécies em mim.
- Texto do Segundo Toque a Terra - Thich Nhat Hanh