Quarta, 1 de Agosto de 2007

O Esforço Correto

Nesse mês de agosto sugerimos que você pratique mais um passo do Caminho Óctuplo (clique aqui) o Esforço Correto.

As quatro práticas que costumam estar associadas ao Esforço Correto são:

(1) Impedir o crescimento e o desenvolvimento das sementes indesejáveis contidas em nossa consciência armazenadora.
(2) Ajudar as sementes indesejáveis já desenvolvidas a retomar à consciência armazenadora.
(3) Encontrar formas de irrigar as sementes sadias que ainda não cresceram em nossa consciência armazenadora, incentivando o mesmo processo aos amigos.
(4) Nutrir as sementes sadias que já cresceram, para que permaneçam em nossa consciência mental, tornando-se cada vez mais fortes. Isso é chamado de Esforço Correto Quádruplo.
Leia o texto e procure praticar esse mês!

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Monja Cohen no Rio

Amanhã dia 2 de agosto, a Monja Cohen fará palestra no Rio na Rua São Clemente 155 fundos, as 19hs. Esse endereço fica perto do metrô Botafogo. A entrada custa R$ 20,00.

Se você mora no Rio não perca!

Nova Sangha em Niterói

Gostaria de anunciar o início - a partir de 14 de Agosto de 2007- das práticas do Centro ZhongDao de Estudos Buddhistas Leigos, espaço de prática buddhista que surge sob os auspícios da tradição Zen Vietnamita, escola Tiep Hien (escola do InterSer) de Thich Nhat Hanh.

O grupo oferecerá práticas regulares de meditação, além de palestras e grupos de estudos do Dharma, e fará parte de uma iniciativa maior chamada "Rede de Proteção à Vida". Esta iniciativa vem a ser um empreedimento focado em estudos e pesquisas humanistas, onde trabalhos voltados para o equilíbrio integral do indivíduo serão desenvolvidos.

O Centro ZhongDao está localizado em Niterói (RJ), e as atividades de meditação são organizadas segundo a seguinte agenda:

Dias de Prática (atividades a partir de 14 de Agosto):
Terças - de 09:15 às 11:30h - Meditação Zazen, Kin-Hin ou Relaxamento;
Quintas - de 18:15 às 20:00h - Meditação Zazen, Kin-Hin ou Relaxamento; Dharma Talk.Coordenação:Tam Huyen Van (Claudio Miklos)

Local:Rede de Proteção à Vida
Centro ZhongDao de Estudos Buddhistas
Rua Ary Guanabara, Rua 6 - Casa 12
Itaipú - Niterói, RJ

Telefones para contato/inscrição:21-2609-0992 (Denise)
E-mail para dúvidas/contato:tamhuyenvan@gmail.com

Aniversário da Sangha Viver Consciente

Na próxima 3a feira a Sangha Viver Consciente completa um ano de reuniões. Gostaríamos de agradecer a todos que participam da Sangha e fazem de nossas reuniões um grande aprendizado mútuo. Estamos meditando juntos, estamos nos refugiando uns nos outros e estamos estudando as palavras do mestre Thich Nhat Hanh.

Com certeza, para todos nós da Sangha foi uma ano de muita felicidade, aprendizado e prática intensa. Feliz continuação Sangha!

Budismo x Paz

É muito claro que se tivesse que escolher entre o budismo e a paz, você deveria escolher a paz. Porque se escolher o budismo você sacrificaria a paz, e o budismo não aceitaria isso. Além disso, o budismo não é um conjunto de templos e organizações. O budismo está no seu coração. Mesmo que você não tenha nenhum templo ou monjes, pode ainda ser um budista no seu coração e na sua vida.

- Thich Nhat Hanh -

Perguntas Freqüentes

O senhor afirma que as pessoas inteligentes usam muito a razão e que isso acaba se tornando um obstáculo. Entendo. Por outro lado, me sinto agoniado com autores entendidos - no budismo, na religião, no que 'Deus' quer - enchendo a minha cabeça com muitas definições e conceitos. Nesses momentos, não quero opiniões e regras. Nesses momentos quero um arrancador de véus. O que o senhor diz disso?

MONGE GENSHÔ: Eu também tenho uma mente assim. Felizmente, já consegui reduzí-la muito. Agora, veja o que sucede na meditação: nenhum conceito, nada de raciocinar, nada de julgamentos bons ou maus, nada de certo e errado. Simples quietude e silêncio. Calma. Espinha ereta, mente quieta, coração tranqüilo... Aí está o teu arrancador de véus. Não é o mestre, é a tua própria meditação! Quando o homem cansa e se cala, este é o tempo de o absoluto se manifestar.

Monge Gensho (mongegensho@terra.com.br) é monge Zen Budista da Escola Soto Zen e dirige uma Sangha em Florianópolis