Quarta, 11 de Julho de 2007

Por que motivos rezamos?

Nesse texto (clique aqui) o Thay analisa os objetos mais comuns de oração: saúde, relacionamentos, e harmonia com os outros.

Após analisar cada um desses itens o Thay diz que a oração de um praticante espiritual é muito profunda. Segundo ele o praticante espiritual entende que nem nossa saúde, nem nosso sucesso e nem mesmo nosso relacionamento com nossos entes queridos são as coisas mais importantes. O mais importante para um praticante é ser capaz de transpor o véu do plano material a fim de entrar na dimensão última e ver a interconexão entre nós e todos os outros fenômenos do mundo que nos cerca.

Aproveite os insights do Thay sobre esse tema!

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Novo centro de meditação de Thich Nhat Hanh

Foi inaugurado um novo centro ligado ao Mestre Thich Nhat Hanh nos Estados Unidos, em Nova York. O Thay deu nome a este lugar cercado pelas florestas, riachos e lagos, Blue Cliff Monastery. Nesse centro haverá dias de trabalho com a comunidade todo sábado e está recebendo convidados desde o dia 1o. de junho.

Endereço: 3, Hotel Road
Pine Bush
New York 12566
Telefone: (845) 733-4959
(845)733-4300
Website: www.bluecliffmonastery.org
Email: bluecliff@citlink.net

Tudo passa...

Reflita sobre o ensinamento "meditar sobre a impermanência", e pense no que significa. Meditamos sobre a impermanência para cultivar a plena consciência e a apreciação da natureza transitória da vida e das coisas. Nada permanece igual. (...) Tudo passa, nada permanece. Entenda isso, pare de se agarrar às coisas e encontre a serenidade.

- Surya Das -

Perguntas Freqüentes

Qual a diferença entre felicidade e satisfação de desejos?

YONGEY MINGYUR RINPOCHE: Na verdade, existem duas visões sobre a felicidade. Para a maioria das pessoas, a felicidade vem de fora. Fico feliz porque tenho uma boa casa, carros ou se ganho na loteria.Pelo menos, por algum tempo, vou me sentir feliz por ter alguns dos meus desejos satisfeitos. Mas isso, é claro, não dura.

Os cientistas fizeram uma pesquisa muito curiosa: descobriram que os ganhadores de loteria, nos dois primeiros anos, ficavam realmente muito felizes. Porém, depois desse período, essa sensação de felicidade começava a declinar rapidamente até atingir os mesmos índices de quem nunca havia ganhado na loteria, se não índices piores. Isso significa que vão surgir outros desejos que não posso satisfazer e vou ficar infeliz de novo. Ou vou ficar com medo de perder o que tenho e tentar me agarrar desesperadamente a isso, condição que, novamente, vai me trazer muita infelicidade.

Segundo o budismo, esse tipo de felicidade, que depende de um objeto externo e do apego, é ligado à infelicidade, pois elas são interdependentes. A felicidade que vem de fora é condicionada, instável e de pouca duração. Existe, é bom tê-la, mas é efêmera e impura, pois traz junto a infelicidade.

Yongey Mingyur Rinpoche é monge tibetano e a área relacionada à felicidade no seu cérebro, tem uma atividade de 700% a 1 000% maior do que uma pessoa normal, sendo por isso considerado a pessoa mais feliz do mundo.