Quarta, 30 de Maio de 2007

Atenção Plena Correta (parte 1)

Em junho tente praticar ao máximo a atenção plena correta. A Atenção Plena Correta, que é o terceiro passo do Nobre Caminho Óctuplo, está sempre no âmago de todos os ensinamentos de Buda. Ela é a energia que nos traz de volta para o momento presente. Cultivar a atenção plena significa cultivar o Buda interior, cultivar o Espírito Santo.

A Atenção Plena Correta tudo aceita, sem julgar nem reagir. É inclusiva e amorosa. Sua prática consiste em buscar formas para conseguir manter a atenção adequada durante todo o dia.

Para saber mais sobre essa prática básica leia o texto clicando aqui.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Novo site da Sangha Transformação - Vitória

A Sangha Transformação, em Vitória-ES, continua trabalhando, sob a coordenação da Orminda, para o crescimento e a difusão do Dharma.

Algumas novidades: a sangha agora possui um site e um grupo de discussão.

O site pode ser acessado em http://sangha.sitesled.com e o grupo de discussão em http://groups.google.com/group/sangha-vix?hl=pt-BR. Segundo o Carlos que cuida do site da Sangha a idéia é aos poucos melhorá-lo e fazê-lo crescer.

Parabéns à iniciativa do grupo e que ajude a Sangha a continuar crescendo.

Contra a fome

"Amigos, se eu desse uma palesta do Dharma enquanto nosso irmão ainda estivesse com fome, ele não seria capaz de se concentrar. Isto seria uma pena. Não há sofrimento maior que a fome. A fome nos faz perder nossos corpos e destrói nosso bem estar, paz e alegria. Não devemos nunca esquecer aqueles que estão famintos. É um desconforto perder uma refeição, mas pense no sofrimento daqueles que não tiveram uma refeição decente em dias ou semanas. Temos que encontrar maneiras de garantir que ninguém nesse mundo seja forçado a passar fome."

- Buda por Thich Naht Hanh - do livro Old Path White Clouds sobre a vida do Buda

Perguntas Comuns

As minhas experiências com religião me incutiram o perigo de seguir outros seres humanos ou mesmo deuses. Penso que não há nem homem, nem deus, que vá me salvar. O que você pensa disso?

MONGE GENSHÔ: Você está repetindo palavras de Buda, ele disse para não se acreditar nele, mas para testar o caminho, experimentar. Apenas discutir nunca vai levar a nada, é preciso experimentar a prática duramente, só os que o fazem tem suas próprias experiências.

Palavras de um mestre zen a um monge que citava os sutras: "Não me diga as palavras de Buda! Eu não gosto das palavras de Buda! Dê-me tuas próprias palavras!"

Outra coisa, o budismo não tem salvação para oferecer, não pode salvar ninguém, não é uma religião de revelações e não tem mensageiros dos deuses, o budismo é uma religião de despertar, de acordar, e cada um tem que acordar sozinho.

Monge Gensho (mongegensho@terra.com.br) é monge Zen Budista da Escola Soto Zen e dirige uma Sangha em Florianópolis

Tudo Passa...

Tudo na vida se esvai
Devagar tudo sai do pensamento
Tudo n'alma se desvanece
No consolo final do esquecimento

O noivo esquece a noiva num momento
A esposa o amado esposo que estremece
A mãe o filho ao fogo lento
Em breve esquece

Tudo passa na vida, tudo finda
A dor maior, a ilusão mais linda
Os enganos vis, os ideais

E há quem ame, demais sofrendo
Sinto aos poucos ir me esquecendo
Espero em breve não lembrar-me mais...

- Eronides Chalegre -

(A autora escreveu isto quando jovem, hoje tem 95 anos e sofre de Alzheimer, a doença que apaga o cérebro e as memórias.)