Quarta, 16 de Maio de 2007

Ensinamento para crianças

Nessa semana sugerimos que você se delicie com esse texto (clique aqui) de Thich Nhat Hanh retirado de seu romance sobre a vida do Buda. Nele Sidarta ensina para crianças logo após sua iluminação sob a árvore Bodhi.

O texto fala de uma forma extremamente simples e direta sobre um dos fundamentos de nossa prática: viver em atenção plena. Thay também mostra o porquê de se buscar a atenção plena em cada momento da vida. Nesse mês do Vesak aproveite para ter um contato direto com o Buda histórico.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Vesak na Sangha Viver Consciente

Nessa terça-feira, dia 23 de maio às 19:30hs na Sangha Viver Consciente - Rua Jornalista Orlando Dantas 15, casa 2 - Rio de Janeiro - comemoraremos o Vesak, o dia do Buda. Ao final de nossa prática de meditação e estudo faremos um lanche em plena consciência. Você está convidado e se puder traga um suco ou biscoito para o nosso lanche.

Para ver o mapa com a localização da Sangha clique aqui.

Comemoração do Vesak reúne diversas tradições budistas no Rio de Janeiro

A lua cheia de maio marca três datas importantes para os praticantes do Budismo: o nascimento, a Iluminação e o Parinirvana (passamento) do Príncipe Siddharta Gautama, o Buda histórico, que nasceu há mais de 2500 anos em Lumbini, na época, localizado na Índia e que hoje é parte do Nepal. Para comemorar esta data tão importante, pela primeira vez diferentes centros budistas cariocas, representantes dos três caminhos ensinados pelo Buda, se reúnem para uma celebração conjunta no dia 27 de Maio, domingo, na Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, localizada na Rua Gonçalves Crespo, 450, Tijuca, das 10h às 16h. A celebração será dedicada à Paz Mundial.

A programação é voltada para públicos de todas as idades e engloba palestras, ensinamentos, meditação, recitações, oficinas diversas (origami, tai chi chuan, nós cerimoniais, contadores de histórias e desenho para crianças), cerimônias de cada tradição, venda de materiais do Dharma (“ensinamento” em sânscrito, língua sagrada da Índia), livros, comida vegetariana e apresentações culturais (kung fu, coral de monges chineses, dança de Tara do Budismo Tibertano etc). A intenção dos organizadores é tornar a comemoração um evento anual, parte do calendário oficial da cidade, como já acontece na cidade de São Paulo.


Mais informações: Fabiana Gomes: Sociedade Budista do Brasil, 8648-0198 fabianagomes_999@contax.com.br Rita Lemgruber: 21 2507 5202



A importância da Sangha

"A criação de Sanghas é crucial. Se você está sem uma Sangha você perde sua prática logo. Na nossa tradição dizemos que sem uma Sangha você é como um tigre que deixou a montanha e se foi."

- Thich Naht Hanh