Quarta, 23 de Maio de 2007

As Seis Perfeições (parte 2)

Nessa semana sugerimos que você continue o estudo das seis perfeições ou paramitas (para ler o texto clique aqui). Paramita é uma palavra que pode ser traduzida como "perfeição" ou "realização perfeita".

Nesse texto vamos estudar mais uma perfeição, a kshanti paramita (tolerância). O Buda disse: "Não fique esperando que a outra margem venha até você. Se quiser atravessar para chegar à margem da segurança, do bem-estar, da coragem e da ausência de raiva, terá que nadar ou remar. Você precisa fazer um esforço." É a esse esforço que chamamos de perfeição.

Divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Caminhada Meditativa no Jardim Botânico do Rio

Nesse domingo, dia 27 de maio, às 10hs, haverá nova caminhada meditativa no Jardim Botânico organizada pela Sangha Viver Consciente. Iniciaremos com exercícios de plena consciência do corpo comandados pela professora Fátima e depois caminharemos por uma das mais belas paisagens do Rio. O ponto de encontro será a portaria próxima a entrada dos carros, perto do lago onde existem as tartarugas. Venha caminhar conosco! Venha caminhar conosco!

Cerimônia do Chá em Vitória

No dia 30 de maio, quarta-feira, haverá cerimônia do chá na Sangha Transformação de Vitória. A cerimônia acontecerá no horário de prática da Sangha. Para mais informações em como participar clique aqui.

Thich Nhat Hanh por Paulo Coelho

(...)Em Fátima, como um sinal, recebo um presente de uma das pessoas que estão ali. Trata-se dos escritos de um monge budista, Thich Nhat Hanh, intutitulado "The long road to joy" (A longa estrada para a alegria). A partir daquele momento, antes de continuar esta jornada de 90 dias pelo mundo, passo a ler todas as manhãs as sábias palavras de Thich Nhat Hanh, que resumo a seguir:

1] Você já chegou. Portanto, sinta o prazer em cada passo, e não fique preocupado com as coisas que ainda tem que superar. Não temos nada diante de nós, apenas um caminho para ser percorrido a cada momento com alegria. Quando praticamos a meditação peregrina, estamos sempre chegando, nosso lar é o momento atual, e nada mais.

2] Por causa disso, sorria sempre enquanto andar. Mesmo que tiver que forçar um pouco, e achar-se ridículo. Acostume-se a sorrir, e terminará alegre. Não tenha medo de mostrar seu contentamento.

3] Se pensa que paz e felicidade estão sempre adiante, jamais conseguirá atingi-las. Procure entender que ambas são suas companheiras de viagem.

4] Quando anda, está massageando e honrando a terra. Da mesma maneira, a terra está procurando ajuda-lo a equilibrar seu organismo e sua mente. Entenda esta relação, e procure respeita-la - que seus passos sejam dados com a firmeza de um leão, a elegância de um tigre, a dignidade de um imperador.

5] Preste atenção ao que acontece a sua volta. E concentre-se em sua respiração - isso o ajudará a libertar-se dos problemas e das ansiedades que tentam acompanha-lo em seu caminho.

6] Ao caminhar, não é apenas você que está se movendo, mas todas as gerações passadas e futuras. No mundo chamado de "real" o tempo é uma medida, mas no verdadeiro mundo não existe nada além do momento presente. Tenha plena consciência que tudo que já aconteceu e tudo o que acontecerá está em cada passo seu.

7] Divirta-se. Faça da meditação peregrina um constante encontro consigo mesmo; jamais uma penitência em busca de recompensas. Que sempre cresçam flores e frutas nos lugares onde seus pés tocaram.

- Paulo Coelho - Maio de 2006