Quarta, 20 de Junho de 2007

Mantras

Nessa semana aprenderemos a praticar mantras. Um mantra é uma fórmula mágica. Toda vez que você pronuncia um mantra, pode transformar a situação imediatamente; não tem que esperar. É uma fórmula que você tem que aprender a recitar quando for apropriado.

A condição que faz o mantra ter efeito é a sua plena consciência, sua concentração. Significa que estes mantras só podem ser recitados quando você estiver perfeitamente atento e concentrado. Caso contrário, não funciona.

Nesse texto aprenda 3 mantras sugeridos por Thich Nhat Hanh (clicando aqui) e depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Cartilha sobre Budismo

O Colegiado Buddhista Brasileiro, anunciou o lançamento da Cartilha sobre o Buddhismo do CBB.

Não foi intenção do CBB criar um texto doutrinário, ou sequer uma cartilha de regras sobre a prática buddhista.

O documento foi realizado com o objetivo de oferecer um guia simples sobre questões e dúvidas recorrentes no exercício da prática buddhista, sem o uso de linguagens particulares de uma determinada escola ou de outra.

O texto pode ser encontrado no site oficial do CBB em:http://cbb.bodhimandala.com/cartilha/foundations.php?newsid=1&tipo=cartilha

Importância dos relacionamentos

O conflito no Oriente Médio, a tensão entre grupos religiosos, isso tudo diz respeito aos relacionamentos. O Buda identificou a ignorância como a Segunda Nobre Verdade. Criamos ignorância através da comunicação deficiente. A incompreensão começa no microcosmo, entre duas pessoas. Ela gera medo, e o medo gera a violência. Quando agirmos com violência e raiva, criamos mais violência e mais raiva. A maioria das pessoas que vem a Plum Village sofre de problemas de relacionamento, na saúde e no trabalho. Mas se o seu relacionamento é bom, então você é feliz, sua saúde melhora e você terá mais sucesso em seus empreendimentos.

- Thich Nhat Hanh -

Flexibilidade

O budismo às vezes é comparado com água. A água é pura, clara e transparente. Mas é só acrescentar algum corante nela que fica tingida. Beba e verá que não tem gosto. Acrescente qualquer sabor e ela terá esse sabor. Agarre-se a ela e ela se esvai entre seus dedos. Não tem forma própria. Derrame em um copo e ela adquire a forma do recipiente. E assim é também o budismo.

O budismo é transparente: não tem dogma e é livre de qualquer ponto de vista teísta. No curso de sua história o budismo adquiriu a forma cultural de cada país recipiente para o qual migrou. Embora mantenha algumas características que o tornam reconhecível da era de Buda na Índia, o budismo também adapta elementos exclusivos de cada novo lugar e de novos tempos. É maleável, transparente, flexível, inclusivo, não exclusivo.

Essa adaptabilide é a razão do budismo ter obtido sucesso em todos os países e todas as culturas da Ásia.

- Perry Garfunkel -

Perguntas Freqüentes

O homem é intrínsecamente bom?

MONGE GENSHÔ: Tal afirmação não pertence ao Budismo, mas a Rousseau. Do ponto de vista budista, o homem é um fenômeno cármico como o restante da natureza. O homem não é nada especial nesse sentido, age por seu carma, fazendo coisas boas e más. Quando digo isso, estou lidando apenas com o início do ensinamento do Dharma, porque essa própria dualidade, do bem e do mal, não tem sentido último. Trata-se apenas da mente discriminativa funcionando e classificando. Assim, a afirmação budista poderia ser, no máximo, ' o homem age como homem'. Não se pode afirmá-lo como bom nem mau.

Monge Gensho (mongegensho@terra.com.br) é monge Zen Budista da Escola Soto Zen e dirige uma Sangha em Florianópolis