Quarta, 11 de Outubro de 2007

Entrando em contato com a origem do ser

Sugerimos que essa semana você estude o texto anexo (clique aqui), onde o Thay fala sobre nossas percepções sobre o Todo, sobre os objetos e pessoas ao nosso redor.

Thich Nhat Hanh ensina que "a mente cria muitas coisas. Nos ensinamentos da escola Dharmalakshana, aprende-se a olhar para as coisas como objetos da consciência e não como entidades separadas, independentes. Se olharem atentamente para o céu, não verão o céu azul como algo separado de vocês, algo inanimado. Perceberão o céu como a sua consciência. Também é o consciente coletivo."

Nesse texto Thay também diz que "Quando um cristão diz que está fazendo algo de determinada maneira porque ama Deus, o que ele quer dizer com isso? Como ele ama Deus? Do mesmo modo que ama o pai, a mãe ou o professor? Todos eles devem ter problemas. Talvez estejam sofrendo e necessitem de amor e apoio. Não creio que Deus precise desse amor e apoio. No cristianismo, quando se ama Deus, é preciso amar o próximo; caso contrário, não podem dizer que amam a Deus. Então terão que ir ainda mais longe. Terão que amar os seus inimigos."

Leia o texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro em Deer Park

No mês de setembro participei de um retiro com o Thay no Deer Park Monstery na Califórnia. Uma experiência única que recomendo se você puder. Uma multidão de mais de 1.000 pessoas se reuniu no monstério para praticar plena consciência por cinco dias junto com o Thay, Irmã Chan Kong, Irmã Annabel e dezenas de outros monges e monjas. As fotos e meus comentários sobre o retiro estão no link abaixo: http://www.viverconsciente.com/retirodp.html.

Inscrições para retiro no Rio e São Paulo

No retiro em Deer Park conheci a monja sister Jewel que irá conduzir juntamente com a sister Steadiness os retiros no Rio e São Paulo. Creio que se você participar não irá se arrepender. São duas monjas jovens de extrema doçura e irradiam paz e felicidade para todos que estão ao seu redor. Não deixe para depois. Reserve logo sua participação nos retiros que acontecerão em outubro no Rio e São Paulo. Ainda existem vagas disponíveis mas não deixe para última hora porque as vagas são limitadas.

Veja informações completas clicando aqui.

Haverá também palestras no Rio e São Paulo. Veja a programação na coluna ao lado.

Não olhar a maldade dos outros

Não olhe a maldade dos outros
aquilo que fizeram e aquilo que não fizeram.
Em vez disso, olhe o que você mesmo realizou
ou deixou incompleto. Pense apenas nisso

Os erros dos outros se nota facilmente
mas os próprios dificilmente se vê.
Uma pessoa avalia acuradamente
as faltas de seu vizinho
mas esconde as próprias.

Se encontrar alguém que mostre a você seus próprios erros
acolha-o como se lhe tivesse mostrado tesouros escondidos
e preste bastante atenção.
Será melhor, não pior
para aqueles que atentam às palavras desse sábio.
- O Buda do Dhammapada -