Quarta, 12 de Setembro de 2007

Amar-se

Sugerimos que essa semana você estude o texto anexo (clique aqui), sobre uma meditação sobre o amor adaptada do Visuddhimagga ("O caminho para a pureza").

Thich Nhat Hanh ensina que a prática da meditação sobre o amor deve ter início por nós mesmos. Enquanto não formos capazes de nos amar e cuidar de nós, não podemos ser muito úteis para ninguém. Depois, podemos dedicar a prática a outras pessoas: primeiro, a alguém de quem gostamos; depois, a alguém que nos é indiferente; em seguida, a quem amamos; e, finalmente, à pessoa cuja simples lembrança nos faz sofrer.

O Thay lembra que as pessoas costumam pensar que se amam. Mas, por não terem a atenção plena, dizem e fazem coisas que lhes trazem sofrimento. Quando descobrimos essa verdade, deixamos de culpar os outros por nossa dor. A partir desse momento, procuramos nos amar e cuidar de nós mesmos, nutrindo nosso corpo e nossa mente.

Desfute desse texto maravilhosos e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Férias

Nas próximas duas semanas estaremos de férias viajando para um retiro com o Thay na Califórnia. Esperamos aprimorar nossa prática e nos beneficiarmos da presença de nosso professor. Por esse motivo nas próximas duas semanas não enviaremos para você nossa newsletter, mas as práticas na Sangha Viver Consciente continuarão acontecendo normalmente nas 3as feiras as 19:30hs. Até a volta!

Inscrições para retiro Monjas THICH NHAT HANH no Rio e São Paulo

Não deixe para depois. Reserve logo sua participação nos retiros que acontecerão em outubro no Rio e São Paulo. Ainda existem vagas disponíveis mas não deixe para última hora porque as vagas são limitadas.

Veja informações completas clicando aqui.

Meditação

Alcançar uma perspectiva mais ampla é como abrir uma janela em um quarto abafado - toda atmosfera muda e a brisa fresca traz alternativas para nossas maneiras habituais de reagir. Por meio da prática da auto-observação na meditação e na vida diária, mesmo nossas questões mais profundas podem ser respondidas. Podemos descobrir quem somos e o que estamos fazendo nessa terra. Em última instância, podemos entrar em contato com um corpo de conhecimentos tão vasto que toca todas as coisas.

- Tarthang Tulku -

Perguntas Freqüentes

Como podemos praticar com a situação política atual e como nós julgamos e entendemos o que nos é contado pela mídia? Como mantemos o otimismo e permanecemos agentes de mudança, sem sentir confusão e desespero?

IRMÃO PHAP HO: Quando eu morei novamente em casa, em Estocolmo, Suécia, eu realmente quis fazer diferença e contribuir para um mundo mais bonito. Os problemas eram opressivos, tão grandes, como eu poderia algum dia entender? Há tanto sofrimento em todos os lugares.

Nós somos todos diferentes. Nós falamos sobre sementes, as tendências diferentes ou qualidades que temos dentro de nós - desespero, alegria, esperança, confiança, ser crítico. Alguns podem ter uma semente muito forte de alegria e esperança, e a sua semente de desespero não ser tão forte; talvez esses possam consumir muitas notícias e ainda ver claramente um caminho de luz e beleza. Para alguns de nós quando consumimos até mesmo um pouco, ficamos pesados e desanimados.

Quando o sofrimento surge em mim devido a elementos ao meu redor ou dentro de mim, penso que ele é real. Penso que é algo que precisa ser resolvido. Penso que é uma questão de urgência, de vida ou morte. E nesses momentos, esqueço muito facilmente que há coisas que vão bem também. O sol está brilhando em minha face. O vento está entrando, uma brisa suave. Às vezes meus irmãos vêem que eu fico um pouco pesado e eles tentam me fazer rir. Às vezes eu reajo como, "Oh, o que você está fazendo? Eu estou tentando fazer algo sério, eu estou praticando! Não me distraia! [risada]". Pouco a pouco eu fico melhor.

Nós temos uma prática maravilhosa para nutrir os elementos positivos em nós. Há o ensinamento de mudar a cavilha, mudar o CD. Quando nós vemos que nossa mente vai para um caminho que nos faz sentir pesados e ficamos irritados contra alguém, o mundo, o governo ou tudo, nós podemos mudar o CD.

Não é que eu ignore o sofrimento, não é que eu ignore as dificuldades dentro ou fora de mim. Mas eu os vejo em uma luz um pouco maior. Não esqueço que o céu está lá e que a terra ainda está aqui. Pode haver algum sofrimento, mas ainda há muita solidez em você.

Nós aprendemos com nossa prática. Nós tropeçamos um pouco e nos levantamos; é como tentativa e erro. Nós temos que nos conhecer. Pouco a pouco nos tornamos mais conscientes, vemos mais claramente, sabemos lidar com as dificuldades e como nos nutrir. Mas temos que praticar.

O irmão Phap Ho faz parte da comunidades de monges de Thich Nhat Hanh. Publicado na revista Mindfulness Bell de julho 2007