Quarta, 22 de Agosto de 2007

Aprendendo a lidar com a raiva

Nesse excelente texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina como podemos lidar com um dos venenos da mente, a raiva. O Thay ensina que a raiva é uma emoção extremamente destrutiva mas infelizmente muito presente na nossa civilização.

Ele diz que quando você sentir raiva, volte-se para dentro de si mesmo e cuide dela o melhor que puder. E quando alguém fizer você sofrer, cuide do seu sofrimento e da sua raiva. Não diga nem faça nada. Qualquer coisa que você disser quando está com raiva pode causar ainda mais dano ao relacionamento. No entanto, a maioria de nós não faz isso. Em vez de nos voltarmos para dentro de nós e cuidarmos da raiva, queremos ir atrás da outra pessoa para puni-la.

O Buda nos deu instrumentos extremamente eficazes para apagar o fogo que arde dentro de nós: o método da respiração consciente, o método do andar consciente, o método de abraçar nossa raiva, o método de examinar profundamente a natureza das nossas percepções e o método de observar profundamente a outra pessoa para compreender que ela também sofre muito e precisa de ajuda. Esses métodos são muito práticos e procedem diretamente do Buda.

Leia o texto e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.

Palestras Monjas THICH NHAT HANH no Rio

Coloque já em sua agenda essa oportunidade única de ter contato com monjas da tradição do Thay que oferecerão ensinamentos no Rio no final de outubro.

1ª PALESTRA: 23 de outubro
Tema: Cultivando a Paz em nós e em nossas comunidades.

2ª PALESTRA: 25 de outubro
Tema: Regando as sementes da Compreensão e da Compaixão transformando a energia de nossos hábitos

Além das palestras haverá retiro com programação ainda a ser divulgada.

Meditação

Pensar é a atividade natural da mente. A meditação não trata de interromper seus pensamentos. A meditação é simplesmente um processo de repousar a mente em seu estado natural, que é aberto para e naturalmente consciente dos pensamentos, emoções e sensações à medida que ocorrem. A mente é como um rio, e como um rio, não há sentido em tentar interromper seu fluxo. Você pode muito bem tentar fazer com que seu coração pare de bater ou seus pulmões parem de respirar. Mas com que finalidade você faria isso?

- Yongey Mingyur Rinpoche -

Carma Coletivo

O mundo de hoje não é mais o mundo do tempo do Buda, onde cada país, cada grupo de pessoas podia viver separadamente. Nosso carma agora está unido, se tornou um carma coletivo. Agora a ação de um grupo afeta outro grupo. Nós devemos escolher entre sofrer juntos ou sermos felizes juntos, viver juntos ou sermos destruídos juntos.

- Thich Nhat Hanh -

Perguntas Freqüentes

O que é necessário para meditar? É necessário algum conhecimento introdutório sobre a doutrina? Precisamos de roupas especiais?

INSTITUTO CAMINHO DO MEIO: Não é necessário nenhum pré-requisito ou preparação, apenas o interesse em conhecer ou praticar. Roupas confortáveis são aconselháveis pois facilitam a posição e postura. Se puder escolher o local e horários, nossa sugestão são os horários de estudo e prática para iniciantes.

O Instituto Caminho do Meio é uma instituição ligada ao Lama Padma Santem