Quarta, 24 de Outubro de 2007

As diferentes faces do amor

Sugerimos que você leia e reflita sobre o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh nos apresenta Avalokitesvara, o bodhisattva do amor e da compaixão.

Avalokitesvara pode se manifestar também com muitos nomes. A mensagem de Jesus é amor. Jesus disse, "Eu sou o Caminho." Avalokitesvara pode dizer, "Eu sou a Porta Universal." Nós todos temos nosso Avalokitesvara, de diferentes nomes e formas. O que é essencial é que este nome ajude a nos acalmar e tornar entendimento e compaixão possíveis

A prática da compaixão é importante porque quando você não tem uma visão clara, um correto entendimento da realidade cria muito medo, desentendimento e perigo. Quando você tem o elemento raiva, desilusão e desejo no seu interior, coloca perigo para dentro de você. Cria seu próprio sofrimento. A prática da compaixão, a prática de olhar profundamente te ajuda a ser lúcido e esta lucidez, essa bondade amorosa é uma proteção para todos os tipos de perigo.

Chamando o nome de Avalokitesvara pode despertar algo em sua mente. Sua mente se torna concentrada, consciente, calma e lúcida. Se você chamar seu nome de tal modo que sua mente se torne parada então você será capaz de superar o seu sofrimento.

Leia o texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Não Perca! 2a Palestra da Irmã Jóia e da Irmã Harmonia no Rio

Continua amanhã a programação das monjas do Monastério Deer Park, ligado ao mestre Thich Nhat Hanh pelo Brasil. Haverá palestra pública e gratuita em Copacabana:

2ª PALESTRA: 5a feira dia 25 de outubro
Tema: Regando as sementes da Compreensão e da Compaixão transformando a energia de nossos hábitos
Local: IGREJA BETHESDA, Rua Guimarães Natal, 31 - Metrô Cardeal Arcoverde
Horário: 19hs
IMPORTANTE: Nesse dia não haverá reunião no Centro Lótus

Veja abaixo as fotos da 1a palestra realizada em Botafogo, no Rio. Clique nas fotos para ampliar.


Inscrições para retiro no Rio e São Paulo

Existem apenas poucas vagas disponíveis para os retiros que acontecerão nesse fim de semana e no próximo. É uma oportunidade única de você ter contato próximo com um professor de Dharma da tradição Thich Nhat Hanh no Brasil. Não perca.

Veja informações completas clicando aqui.

Haverá também palestras no Rio e São Paulo. Veja a programação na coluna ao lado.

Meditação andando

Quando praticamos a meditação andando, chegamos a todo momento. Nosso verdadeiro lar é o momento atual. Quando entramos profundamente no momento atual, nossas queixas e preocupações desaparecem, e descobrimos a vida com todas as suas maravilhas. Inspirando, dizemos a nós mesmos: "Eu cheguei". Expirando, dizemos: "O meu lar". Fazendo isso, superamos a dispersão e habitamos pacificamente no momento atual que é o momento absoluto de conscientização para nós.
- Thich Nhat Hanh

Pensamento

Assim como falham as palavras quando querem exprimir qualquer pensamento,
Assim falham os pensamentos quando querem exprimir qualquer realidade.
Mas, como a realidade pensada não é a dita mas a pensada,
Assim a mesma dita realidade existe, não o ser pensada.
Assim tudo o que existe, simplesmente existe.
O resto é uma espécie de sono que temos,
Uma velhice que nos acompanha desde a infância da doença.
- Fernando Pessoa