Terça, 1 de Janeiro de 2008

A Ordem do Interser

Para a primeira leitura deste ano sugerimos o texto (clique aqui) que descreve a Ordem do Interser, fundada pelo Thay em 1966 durante a guerra do Vietnã, quando os ensinamentos do Buda precisavam desesperadamente combater o ódio, a violência e a divisão que assolava o país. A Ordem tomou forma como uma expressão da prática dos bodisattvas de um budismo engajado.

Nesse texto, o Thay dá uma visão geral dos princípios da Ordem que de certa forma representam sua visão do budismo. De acordo com o Documento de Fundação da Ordem do Interser, "O objetivo da Ordem é atualizar o Budismo estudando, experimentando, e aplicando o Budismo na vida moderna".

Começe 2008 estudando os princípios básicos ensinados pelo Thay. Leia o texto (clique aqui).

Por problemas técnicos não foi possível enviar o texto da semana passada sobre budismo e ciência. Os que desejarem ler basta clicar aqui.

Divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - Treinamento para 2008

Essa semana vamos dividir com você e suas crianças o texto do Thay onde ele explica o que fazer quando estamos com raiva. Vamos treinar isso nesse novo ano?.
"Quando algo desagradável acontece, você pode ficar chateado ou com raiva. Pode querer gritar ou chorar. Talvez sua irmã ou irmão tenha feito ou dito alguma coisa que você não gostou. Seria melhor se você pudesse calmamente perguntar ao seu irmão ou irmã: "Porque você fez isso?" Nas quando você está muito raivoso, comumente você quer gritar para a outra pessoa ou chorar.

Como nos sentimos feridos, queremos dizer ou fazer algo para ferir de volta a pessoa. Pensamos que dizendo algo cruel de volta para ele ou ela, nos sentiremos melhor. Mas quando dizemos palavras que ferem, esta pessoa procurará algo mais cruel para dizer. E nenhum dos dois sabe como parar...."

Para ler o texto completo clique aqui.

Livro para 2008...

Foi lançado no Brasil, pela editora Bodigaya o livro "Velho Caminho, Nuvens Brancas - Seguindo as Pegadas do Buda", que apresenta a vida e os ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda.

Baseando-se em mais de vinte e quatro fontes de pesquisa em pali, sânscrito e chinês, esta obra reconstitui os oitenta anos de vida deste ser humano extraordinário, em parte através dos olhos de Svasti, um menino tratador de búfalos d'água e, de outro lado, através dos olhos do próprio Buda Sakiamuni. Por suas qualidades ímpares, após milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro, o livro foi transformado, por Hollywood, no filme BUDA, uma grandiosa produção cinematográfica.

Encontramos, neste livro, o contexto histórico detalhado, os acontecimentos e as condições que produziram um dos maiores sábios da humanidade, além de ensinamentos espirituais que, desde dois milênios atrás, ainda hoje, continuam a inspirar pessoas em todo o mundo.

Já li este livro e recomendo bastante. Realmente é altamente inspirador e transformador. Quem quiser adquirir basta entrar no site da editora: http://www.bodigaya.com.br

Pensamento para 2008...

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

- Mário Quintana

Para transformar 2008...

As coisas não mudam; nós é que mudamos.

- Henry David Thoreau