Quarta, 28 de Novembro de 2007

Caminho Óctuplo - A Ação Correta

No mês de dezembro sugerimos que você estude e pratique mais um passo do Caminho Óctuplo, (clique aqui) que é a Ação Correta.

Ação Correta significa Ação Correta do corpo. É a prática de entrar em contato com o amor e evitar prejudicar os outros, praticando a não-violência consigo mesmo e com outras pessoas. A base da Ação Correta é agir sempre com atenção plena.

A Ação Correta está ligada a quatro treinamentos (o primeiro, o segundo, o terceiro e o quinto) dentre os Cinco Treinamentos da Atenção Plena. No texto em anexo o Thay comenta esses treinamentos e você tem a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre eles.

Um texto básico de budismo. Estude e pratique esse mês e após a leitura do texto completo (clique aqui) participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Caminhada Meditativa no Rio

Coloque em sua agenda: no dia 9 de dezembro, domingo, às 9:30 hs haverá caminhada meditativa no Jardim Botânico do Rio de Janeiro organizado pela Sangha Viver Consciente. Antes da caminhada haverá exercícios e relaxamento com a professora Fátima. O ponto de encontro é a portaria perto do estacionamento. Você é nosso convidado! Venha caminhar conosco!

Sanghinha Virtual - Momento Presente,...

Essa semana vamos dividir com você e suas crianças o texto do Thay retirado de seu livro para crianças "A Pebble for your pocket" explicando para crianças (e todos nós) a importância de viver aqui e agora.

Momento Presente, momento maravilhoso

"A vida só está disponível no momento presente." Este é um ensinamento simples do Buda, mas muito profundo. Se alguém te perguntar: "O melhor momento da sua vida já chegou?" Muitos de vocês provavelmente diriam que o melhor momento da sua vida ainda não aconteceu. Nós todos temos a tendência em acreditar que o melhor momento de nossas vidas não aconteceu ainda, mas que virá muito em breve. Mas se nós continuarmos a viver do mesmo modo, esperando que o melhor momento chegue, então ele nunca chegará.

Você pode acreditar que sua felicidade está em algum outro local, lá adiante, ou no futuro, mas de fato você pode tocar sua felicidade bem agora. Você está vivo. Pode abrir seus olhos, pode ver o brilho do sol, as cores bonitas do céu, a vegetação maravilhosa, seus parentes e amigos a sua volta. Este é o melhor momento da sua vida!



Sucesso no caminho espiritual

Se você pode gerar mais entendimento e amor na sua casa, trabalho e sangha, então isto será o testemunho do sucesso nesse caminho espiritual. Passos pequenos como os de um bebê são bons, é assim que aprendemos a andar.
- Ernestine Enomoto - Professora de Dharma da trad. Thich Nhat Hanh



Antes da refeição - As Novas Cinco Contemplações

Antes das refeições costumamos recitar o texto das Cinco Contemplações que recentemente foi alterado pelo Thay e traduzido em conjunto pelas Sanghas do Rio e São Paulo. A nova versão está abaixo:

1.Este alimento é presente de todo Universo, ele veio da terra, do céu, de numerosos seres vivos e de muito trabalho árduo.

2.Que possamos comê-lo em plena consciência e com gratidão a fim de sermos dignos de recebê-lo.

3.Que possamos reconhecer e transformar nossas formações mentais não saudáveis, principalmente nossa ganância, e aprendermos a comer com moderação.

4.Que possamos manter nossa compaixão viva através de uma alimentação que alivie o sofrimento dos seres vivos, preserve nosso planeta e reverta o processo de aquecimento global.

5.Aceitamos este alimento para que possamos nutrir e fortalecer nossa Sangha e cultivar nosso ideal de servir a todos os seres.

- Thich Nhat Hanh