Quinta, 15 de Novembro de 2007

Verdadeiro Poder

Esta semana sugerimos que você estude um texto, (clique aqui) traduzido do último livro do Thay, onde ele fala sobre o verdadeiro poder. Ele ensina que no Budismo vemos o poder diferentemente do modo que a maioria das visões no mundo. Os budistas estão interessados no tipo de poder que traz felicidade e não sofrimento.

Normalmente as pessoas perseguem o poder financeiro e político. Muitas pessoas acreditam que se atingirem estes tipos de poder, podem fazer muitas coisas e podem ser felizes. Mas se nós olharmos profundamente, veremos que as pessoas que estão correndo atrás de poder sofrem grandemente.

Através da história do executivo Frederick e do bilionário presidente de uma grande corporação o Thay, de forma contundente, nos convida a rever nossa postura e a refletir sobre a noss vida diária.

Um texto muito impactante! Reflita após a leitura do texto completo (clique aqui) e participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - Os braços de um bodisattva

Essa semana vamos dividir com você um texto sobre os bodisatvas. Quem são os bodisatvas? Thay explica de uma forma muito linda para que as crianças e todos nós possamos entender. Leia para seus filhos e netos.

Imprima e aprenda junto com as crianças. Para obter a o texto clique aqui.


Uma alma mudou

Querido Thay,

Sou uma jovem palestina, que fez parte do grupo Israelense-Palestino em Plum Village na semana passada. Eu morei no paraíso por uma semana. Eu senti que Plum Village era o paraíso por 2 razões: o lugar e a atmosfera e o fato que nossos inimigos eram nossos amigos. Todas as pessoas em torno eram nossa família. Eu podia ver o calor do amor radiando de cada alma e penetrando em meu coração obscuro. A escuridão que tenho vivido desde minha infância que foi causada pelos "nossos primos", os primos que levaram embora minha infância, e agora objetivam minha juventude. No seu paraíso, minha voz foi ouvida mesmo durante o nobre silêncio. Meu coração foi tocado e a escuridão foi substituída pela luz.

Estou de volta em casa agora. Eu estou pronta a aceitar meus inimigos como minha família. Eu tentarei sincronizar minha respiração com a respiração deles. Deixarei minha voz livre e eu ouvirei duas vezes antes de falar.

Obrigado por nos acolher no seu paraíso, e nos expor aos ensinamentos do Buda.

Uma alma palestina foi mudada. Eu olho em direção à luz agora.

Sinceramente,

Uma participante de Jerusalém, Palestina

(Relato de uma participante dos retiros promovidos em Plum Village entre Israelenses e Palestinos publicado na revista Mindfulness Bell)

O fim do sofrimento

Que o soar desse sino penetre profundamente no Cosmos
Que mesmo nos pontos mais escuros os seres humanos sejam capazes de ouvi-lo claramente
Para que cesse então todo o sofrimento deles, e o entendimento surja em seus corações
E eles transcendam o caminho de angústia e morte.

A porta do Dharma Universal já está aberta
O som da maré surgente é escutado limpidamente
O milagre acontece
Uma linda criança aparece no coração da Flor de Lótus
Uma única gota dessa água compassiva é suficiente
Para restabelecer a fonte refrescante para nossas montanhas e rios.

Escutando o sino, eu sinto começar a dissolver em mim as aflições
Minha mente acalma, meu corpo relaxa
Um sorriso nasce em meus lábios
Atento ao soar do sino, minha respiração me trás de volta
Para a ilha segura da atenção consciente
No jardim de meu coração florescem lindamente as flores da paz.
- Thich Nhat Hanh

Agradecimento especial ao Rogério que nos enviou esse poema