Quarta, 12 de Dezembro de 2007

Os Cinco Poderes Espirituais (parte 2)

Esta semana te convidamos a estudar os dois dos cinco poderes espirituais restantes (clique aqui).

O que a maioria das pessoas chama poder, os budistas chamam desejos. Os cinco desejos são a riqueza, fama, sexo, comida refinada, e muito sono. No Budismo, nós falamos dos cinco verdadeiros poderes, cinco tipos de energia. Os cinco poderes são fé, diligência, plena consciência, concentração e insight. Os cinco poderes são a fundação da real felicidade; eles estão baseados em práticas concretas que nós aprenderemos.

Talvez você tenha alguma dificuldade, depressão, medo ou desespero e queira olhar profundamente a natureza de sua aflição para poder transformá-la. Para isso você precisa de muita concentração que é o quarto poder. O quinto poder, o insight, é uma espada que sem dor corta todos os tipos de sofrimento, inclusive o medo, o desespero, a raiva, e a discriminação.

Vale a pena ler. Após a leitura do texto completo, (clique aqui) participe comentando em nosso blog compartilhando como você pode desenvolver esses poderes em você. Basta clicar aqui.

Fotos da Caminhada Meditativa no Rio

Domingo passado, a Sangha Viver Consciente organizou uma caminhada meditativa no Jardim Botânico onde foram semeadas as sementes da paz e da não violência. Os participantes inicialmente relaxaram ao comando da professora Fátima e depois caminharam por cerca de 40 minutos em uma das mais belas paisagens do Rio. O final da caminhada foi o Lago de Lótus. Para ver as fotos do evento clique aqui

Todos que participaram gostaram muito e a idéia é organizar caminhadas como essa a cada 2 meses. Quem sabe na próxima, se morar no Rio, você não participa. Se você estiver fora do Rio porque não organiza com amigos e familiares ou sua Sangha?

Para obter o texto com as instruções para a caminhada clique aqui.

Sanghinha Virtual - O Dia do Hoje

Essa semana vamos dividir com você e suas crianças o texto do Thay onde ele explica porque hoje é o dia para se comemorar. Comemorar o que? Comemorar que esse dia é maravilhoso

O Dia do Hoje

"Temos todos os tipos de dias especiais. Há um dia especial para lembrar os pais. Chamamos Dia dos Pais. Há um dia especial para celebramos nossas mães. Chamamos de Dia das Mães. Há o dia de Ano Novo, Dia da Paz e Dia da Terra. Um dia um jovem visitando Plum Village disse: "por que não declarar hoje o ‘Dia do Hoje’?" Todas as crianças concordaram que deveríamos celebrar hoje e chamá-lo de ‘Dia do Hoje’(...) "

Para ler o texto completo clique aqui.

A dança das abelhas

Somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estamos zangados, somos a raiva. Se estamos apaixonados, somos o amor. Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha. Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão. Enquanto sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica.

- Thich Nhat Hanh (Do livro "O sol meu coração")

Da Observação

Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio?

- Mário Quintana (Obrigado a Lia do Rio por ter enviado esse poema)