Quarta, 6 de Fevereiro de 2008

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 1)

Sugerimos que nesse mês de fevereiro você procure formas de colocar em prática na sua vida três dos 14 treinamentos de plena atenção(clique aqui). Os treinamentos estão abaixo e o comentário sobre cada um deles no texto em anexo.

O PRIMEIRO TREINAMENTO (Abertura) - Consciente do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância estou determinado a não idolatrar ou me limitar por doutrinas, teorias ou ideologias, mesmo o budismo. Os ensinamentos budistas são princípios que me ajudam a aprender como observar profundamente e como desenvolver minha compreensão e minha compaixão. Eles não são doutrinas pelas quais se deva lutar, matar ou morrer.

O SEGUNDO TREINAMENTO (Desapego a Visões) - Consciente do sofrimento causado pelo apego a conceitos e percepções errôneas, estou determinado a não possuir uma mente limitada e amarrada às idéias atuais. Aprenderei e praticarei o desapego a pontos de vista a fim de estar aberto a outras compreensões e experiências. Estou consciente de que o conhecimento que possuo não é imutável e não constitui verdade absoluta. A verdade é encontrada na vida e a observarei tanto no meu interior como ao redor de mim, em cada momento, pronto a aprender através de toda a minha vida.

O TERCEIRO TREINAMENTO (Liberdade de Pensamento) - Consciente do sofrimento causado quando imponho meus pontos de vista aos outros, comprometo-me a não forçar ninguém, nem mesmo os meus filhos, por quaisquer que sejam os meios, tais como: autoridade, ameaça, dinheiro, propaganda ou doutrinação, a adotar os meus pontos de vista. Respeitarei o direito das pessoas de serem diferentes e de escolherem no que acreditar e os meios pelas quais decidirão. Contudo, ajudarei a renunciarem ao fanatismo e à estreiteza através de um diálogo compassivo.

Para entender o que são os 14 Treinamentos de Plena Atenção e a Ordem Interser leia o texto já publicado aqui.

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - Comendo uma laranja

Thay compartilha para as crianças e também para nós o milagre que é comer uma laranja. Experimente.

"Quando você olhar profundamente para uma laranja, perceba que uma laranja, ou qualquer fruta, é nada mais que um milagre. Tente. Pegue uma laranja e segure na palma de suas mãos. Inspire e expire lentamente e olhe para ela como se fosse pela primeira vez. (...)

Para ler o texto completo clique aqui.

Intersomos

Nossa jornada individual interior é parte da jornada do mundo. Negar isto é viver dentro do véu da separação. Uma simples consciência da unidade nos unifica com toda a vida, com cada pedra, cada inseto, cada lata de refrigerante amassada no lixo. Somos a vida mesmo, respirando, sofrendo, regozijando. Somos a dor do doente e o sorriso da criança. Não somos melhores nem piores que qualquer partícula da criação. (...) Nada é separado.

- Llewellyn Vaughan-Lee (mestre Sufi)

Desejo

Na verdade o homem de sensibilidade (sob influência de um forte desejo) está perdendo poderes. Tudo o que ele escuta é o que ele gostaria de escutar. Em vez de ampliar, está perdendo seus poderes, por não exercer qualquer arbítrio sobre seus desejos internos.

- Nilton Bonder (Rabino)

Significado das Coisas

Tu, MÍSTICO, vês uma significação em todas as cousas.
Para ti tudo tem um sentido velado.
Há uma cousa oculta em cada cousa que vês.
O que vês, vê-lo sempre para veres outra cousa.

Para mim, graças a ter olhos só para ver,
Eu vejo ausência de significação em todas as cousas;
Vejo-o e amo-me, porque ser uma cousa é não significar nada.
Ser uma cousa é não ser susceptível de interpretação.

- Fernando Pessoa