Quarta, 23 de Janeiro de 2008

A Rosa e o Lixo

O texto dessa semana (clique aqui) descreve de uma maneira muito clara e interessante o conceito de interser. O ensinamento pode ser resumido em "Isto é porque aquilo é. Isto não é porque aquilo não é. Isto é deste jeito, porque aquilo é daquele jeito".

Não parece nada impressionante e é até óbvio, mas quando lemos o texto vemos as implicações profundas dessa declaração. Ao refletir sobre esse princípio de inter-relação entre todas as coisas percebemos conexões e relações não muito claras dentro da nossa maneira habitual de ver o mundo. Thich Nhat Hanh nos ensina: "A opulência de uma sociedade é feita da miséria da outra." Também ensina que "você não pode ser apenas bom. Você não pode esperar remover o mal, porque graças ao mal, o bom existe, e vice-versa."

Leia e se surpreenda com o texto (clique aqui).

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - O lago de lótus

Essa semana Thay ensina para você e suas crianças o que são as sementes que herdamos de nossos ancestrais e como transformá-las. Através da comparação com um lago de lótus ele nos passa esse maravilhoso ensinamento. Leia e pratique.
"Em Plum Village onde vivemos na França, há um lindo lago de lótus. Talvez um dia você venha a Plum Village é possa vê-lo. No verão, o lago é coberto por centenas de lindas flores de lótus que floresceram. O que é surpreendente é que todas as plantas de lótus vieram de uma semente minúscula. Eu te direi como crescer um lago de lótus (...).

Para ler o texto completo clique aqui.

Trabalhando Duro

Um discípulo foi ao seu mestre e disse fervorosamente:
"Eu estou ansioso para entender seus ensinamentos e atingir a Iluminação! Quanto tempo vai demorar para eu obter este prêmio e dominar este conhecimento?"
A resposta do mestre foi casual:
"Uns dez anos..."
Impacientemente, o estudante completou:
"Mas eu quero entender todos os segredos mais rápido do que isto! Vou trabalhar duro! Vou praticar todo o dia, estudar e decorar todos os sutras, farei isso dez ou mais horas por dia! Neste caso, em quanto tempo chegarei ao objetivo?"
O mestre pensou um pouco e disse suavemente:
"Vinte anos."

O Segredo

O Segredo não é correr atrás das borboletas.
É cuidar do jardim para que elas venham até você.

- Mário Quintana