Quinta, 31 de Janeiro de 2008

Jogar Fora

Para leitura nesse feriado de Carnaval, sugerimos a palestra de Dharma oferecida por Thich Nhat Hanh em 2006(clique aqui) onde ele ensina a prática de "jogar fora".

Segundo ele jogar fora é uma prática maravilhosa. A pergunta que você pode fazer é: Jogar fora o quê? Jogar fora aqui significa jogar fora percepções erradas, idéias, noções que são a base de nosso sofrimento. É a prática mais importante na meditação budista. Você tem uma idéia e a mantém por muito tempo e continua a sofrer. Você pode ter idéias sobre o que deveria ser sua felicidade, e pode ser por causa dessas idéias que nunca é completamente feliz.

Leia e aprenda a prática com o texto (clique aqui).

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Sanghinha Virtual - A Pedra Preciosa

Thay ensina para as crianças e também para nós a história contada pelo Buda do pai que tinha um filho que não gostava de trabalhar. A história nos mostra as pedras preciosas que temos escondidas em nós. Vale a pena ler. É uma parábola muito instrutiva.
"No budismo, há uma imagem do mundo que é maravilhosa. A imagem mostra um mundo cheio de jóias radiantes e brilhantes. Este mundo é chamado o Dharmakaya. O Dharmakaya não é separado do mundo que vemos todos os dias. Quando olhamos de perto, descobriremos que nosso mundo diário é cheio de tesouros maravilhosos. Muito tempo atrás, o Buda contou uma história para nos lembrar que esses tesouros maravilhosos estão sempre lá para nós, apenas se formos capazes de vê-los.

Uma vez havia um homem rico que tinha um filho preguiçoso. O jovem não sabia como fazer nada a não ser gastar o dinheiro do pai. Como era o filho de um homem rico, nunca aprendeu a negociar e não sabia fazer nada para viver. (...)."

Para ler o texto completo clique aqui.

Curso de Introdução ao Pensamento Budista

O Centro ZhongDao de Estudos Buddhistas, em Niterói - RJ, através do instituto Rede de Proteção À Vida, estão abrindo inscrições para o curso de "Introdução ao Pensamento Budista".

Este é um curso voltado a pessoas iniciantes ou simpatizantes do budismo, e irá apresentar os conceitos fundamentais dos ensinos de Buddha de uma forma puramente secular e simples, apesar de estritamente associada à tradição.

O objetivo fundamental do curso é esclarecer dúvidas e explicar os temas fundamentais da prática do Dharma através de uma linguagem leiga e multidisciplinar, e assim oferecer aos interessados uma visão correta dos conceitos e argumentos espirituais, psicológicos e filosóficos preconizados por Shakyamuni Buddha.

Os interessados podem ler o escopo e o programa neste link:
http://rededeprotecaoavida.com/action/index.php?newsid=5&type=curso

Para se inscrever ou retirar dúvidas, basta enviar mensagem para contato@universidadedavida.net.

Os portais do Paraíso

Um orgulhoso guerreiro chamado Nobushige foi até Hakuin, e perguntou-lhe: "Se existe um paraíso e um inferno, onde estão?"
"Quem é você?" perguntou Hakuin.
"Eu sou um samurai!" o guerreiro exclamou.
"Você, um guerreiro!" riu-se Hakuin. "Que espécie de governante teria tal guarda? Sua aparência é a de um mendigo!".
Nobushige ficou tão raivoso que começou a desembainhar sua espada, mas Hakuin continuou:
"Então você tem uma espada! Sua arma provavelmente está tão cega que não cortará minha cabeça..."
O samurai retirou a espada num gesto rápido e avançou pronto para matar, gritando de ódio. Neste momento Hakuin gritou:
"Acabaram de se abrir os Portais do Inferno!"
Ao ouvir estas palavras, e percebendo a sabedoria do mestre, o samurai embainhou sua espada e fez-lhe uma profunda reverência.
"Acabaram de se abrir os Portais do Paraíso," disse suavemente Hakuin.