Quinta, 28 de Fevereiro de 2008

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 2)

Sugerimos que nesse mês de março você procure formas de colocar em prática na sua vida três dos 14 treinamentos de plena atenção(clique aqui). Lembre-se que os treinamentos não são mandamentos. São guias que nos ajudam a praticarmos para sermos mais felizes. Os treinamentos estão abaixo e o comentário sobre cada um deles no texto em anexo.

O QUARTO TREINAMENTO (Consciência do sofrimento) - Consciente de que observar profundamente a natureza do sofrimento pode me ajudar a desenvolver a compaixão e a encontrar meios para extingui-lo, estou determinado a não evitar ou fechar meus olhos diante do sofrimento. Estou determinado a encontrar maneiras, incluindo o contato pessoal, imagens e sons, para estar com aqueles que sofrem e, assim, poder compreender sua situação profundamente e ajudá-los a transformarem seu sofrimento em compaixão, paz e alegria.

O QUINTO TREINAMENTO (Viver de forma simples e saudável) - Consciente de que a verdadeira felicidade está enraizada na paz, na firmeza, liberdade e compaixão e não na riqueza ou fama, estou determinado a não adotar como propósito de minha vida a fama, o lucro, a riqueza, os prazeres sensuais e nem o acúmulo de riqueza, enquanto milhões de pessoas estão morrendo de fome. Comprometo-me a viver de um modo simples compartilhando meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que necessitam. Praticarei o consumo consciente, não usarei álcool, drogas ou outros produtos que tragam toxinas para o meu corpo, para a minha consciência e para o corpo e a consciência da coletividade.

O SEXTO TREINAMENTO (Lidando com a raiva) - Consciente de que a raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar suas sementes que repousam profundamente na minha consciência. Quando a raiva surgir, estou determinado a não dizer ou fazer qualquer coisa e, sim, a praticar a respiração consciente ou o caminhar consciente e a reconhecê-la, abraçá-la e observá-la profundamente. Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva.

Para entender o que são os 14 Treinamentos de Plena Atenção e a Ordem Interser leia o texto já publicado aqui.

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Revista Mindfulness Bell n.47

Já foi distribuída para os assinantes a edição 47 da revista Mindfulness Bell. Essa revista, publicada sob supervisão dos monjes de Plum Village, traz uma transcrição de uma Discussão de Dharma do Thay sobre nosso ambiente, explicações de 2 monges sobre a prática do Começar de Novo, textos enviados pela Sangha Internacional e muito mais. Caso esteja interessado em assinar entre no site da revista http://www.mindfulnessbell.org e passe a receber em sua casa. Sua assinatura também ajudará a manter os monges ligados a Thich Nhat Hanh.

Princípios Básicos de Budismo - Karma

Se olharmos para laranjeira, poderemos ver que ela faz um esforço diário para ter uma longa continuação. Todo dia a laranjeira faz mais folhas e, na primavera, faz flores de laranjeira que, por sua vez, se tornam pequenas laranjas. Nessas laranjas estão as sementes e assim é como a laranjeira assegura sua continuação. A laranjeira tem que continuar.

E nós também. Somos humanos e existe uma tendência natural para nos prepararmos para continuar. Assim, continuação, renascimento, reencarnação, é normal. Como continuamos? Esta questão inicia nossa meditação juntos. Cada vez que você produz um pensamento, esse pensamento é uma continuação. Esse pensamento tem efeitos em nós, em nosso corpo, em nossa mente e no mundo. O efeito desse pensamento é nossa continuação. Produzir um pensamento é a causa; o efeito é como esse pensamento impacta a nós e ao mundo.

Pensar é uma ação. Como o pensamento pode ser muito forte, pode causar dor, pode modificar nosso corpo, mudar nossa mente, mudar o mundo. Desse modo, o pensamento é uma forma de ação.

No Budismo, usamos a palavra karma. Karma significa ação, ação enquanto causa, ação enquanto efeito/fruto. Quando a ação é uma causa, nós a chamamos karmahetu. A palavra chinesa para karmahetu contém dois caracteres, um significando karma e outro significando "semente". Quando produzimos um pensamento, esta produção é karmahetu, karma-causa. Esse pensamento terá um efeito sobre a nossa saúde física e mental e sobre a saúde do mundo. E esse estado de saúde, bom ou ruim, é fruto deste karma, fruto deste pensamento. Karmaphala é o karma-fruto. Assim, pois, karma é ação, ação na causa e também no fruto.

- Thich Nhat Hanh - Plum Village , Agosto de 2005

Em busca de si mesmo

Nesse mundo particular formado pelas montanhas mais espetaculares da Terra, eu não teria nenhum interesse além das alturas mais elevadas, da ânsia de superar meus próprios limites, para encontrar, dentro de mim mesmo, o sentido da minha existência. Sabia, portanto, que jamais eu chegaria ao alto do K2 se não superasse todos os meus medos e fraquezas. Sabia que, na verdade, estava novamente em busca da escalada do meu próprio ser e não de uma montanha de rocha e gelo.

- Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a escalar a montanha K2, do livro "Um sonho chamado K2"