Quinta, 20 de março de 2008

Vivendo Juntos em Harmonia

A palestra de Dharma (clique aqui) que sugerimos que você leia essa semana, descreve a forma de se obter harmonia na família entre pai, mãe e filhos.

Existem muitas crianças que têm muitos brinquedos e muito dinheiro, mas elas não estão contentes porque o seu pai sempre está fazendo sua mãe sofrer ou vice-versa, e freqüentemente tais crianças são muito tristes. Elas querem fugir, porque a atmosfera na família é muito pesada. Quando amamos alguém, nossa esposa, nosso marido, nossos filhos precisamos praticar o escutar profundamente aquela pessoa. Pessoas que sofrem, que possuem sentimentos profundamente ocultos nos seus corações os quais não são capazes de expressar, precisam de uma oportunidade de extravasar este sofrimento, e se ninguém se sentar para escutá-los, como eles podem ter a oportunidade de expressar estes sentimentos ocultos de sofrimento?

Leia e pratique esse ensinamento.

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Meditação no Parque em Curitiba

Se você mora em Curitiba, aproveite porque todos os domingos, há meditação caminhando e sentada no Parque Barigui. É o projeto Zen no Parque que visa levar a prática da meditação gratuitamente a todos os interessados em experimentar os benefícios dessas práticas.

Não deixe de participar. Mais informações no site http://zennoparque.wordpress.com/

Princípios Básicos de Budismo - Ação Correta

O terceiro tipo de ação é o ato físico, o ato levado a termo pelo corpo. Com o corpo você capaz de fazer coisas. Pode matar uma pessoa, um animal ou matar uma árvore. Pode salvar uma pessoa, um animal, salvar uma árvore. O Buda recomenda a Ação Correta por que ela terá efeito na sua saúde física e moral, assim como na saúde do mundo. Temos que nos assegurar que nossas ações vão no caminho da ação correta.

Jean-Paul Sartre era um filósofo da tradição existencialista. Ele disse que o homem era a soma de suas ações. Quando uma criança nasce, ela ainda não agiu ainda, então ela não pode ser definida desse jeito. Mas assim que o homem começa a agir, podemos observar suas ações e ver o homem. O homem é definido pelos seus atos. O que Sartre disse está bastante próximo do Budismo.

Mas a declaração de Sartre, não é detalhada o suficiente, por que temos que incluir aí os pensamentos. Nossa fala advém do que nós pensamos; o pensamento é a base de toda a fala e de toda a ação. O que nós podemos dizer é que o homem é a soma de seus pensamentos, palavras e atos. Acho que Jean-Paul Sartre concordaria, porque usando a palavra 'atos' ele quisesse incluir pensamento e fala. Pensamento como ação e fala como ação.

Os pensamentos, a fala e a ação criam karma e nós produzimos essa energia em cada momento da nossa vida diária. Você continua a dizer coisas, a fazer coisas, e cada pensamento, cada palavra, cada ato carregará a sua assinatura. Isto é sua continuação. Nada é perdido.

O cientista Lavoisier disse, "Nada se perde". Ele é um budista, essencialmente. Nada é criado, nada se perde. Tudo o que você produziu de, pensamentos, atos e fala continua a influenciar o mundo - e isto é a sua continuação. Sua continuação é o seu renascimento e sua reencarnação. Nada é perdido. Então você tem que garantir um bom futuro, uma boa continuação.

Queremos continuar belos. Mas nós sabemos que para isso acontecer devemos garantir que nos pensamentos sejam corretos, nossa fala seja a fala correta e nossos atos, ações corretas. Estes são três ramos do Nobre Caminho Óctuplo que nos foi recomendado por Buda.

- Thich Nhat Hanh - Plum Village , Agosto de 2005

Sabedoria Grega

Sensato é quem não sofre pelo que não tem, mas se alegra com o que tem.

O desejo de riquezas, que não é delimitado pela saciedade, é muito mais penoso que a miséria extrema, pois os desejos maiores fazem maiores as carências.

- Demócrito