Quarta, 26 de março de 2008

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 3)

Sugerimos que nesse mês de abril você procure formas de colocar em prática na sua vida mais três dos 14 treinamentos de plena atenção (clique aqui). Os treinamentos não são mandamentos, mas guias que nos ajudam a praticarmos para sermos mais felizes. Os treinamentos estão abaixo e o comentário sobre cada um deles no texto em anexo.

O SÉTIMO TREINAMENTO (Habitando feliz no momento presente) - Consciente que a vida é disponível somente no momento presente e que é possível viver feliz aqui e agora, comprometo-me a treinar a mim mesmo para viver profundamente cada instante da vida diária. Tentarei não me deixar cair na dispersão ou ser levado por remorsos do passado, temores em relação ao futuro ou pela raiva, apego ou inveja no presente. Praticarei a respiração consciente para retornar ao que esta acontecendo neste instante. Estou determinado a aprender a arte de viver plenamente consciente tocando os elementos extraordinários, refrescantes e saudáveis que estão dentro e em torno de mim e nutrindo as sementes de alegria, paz, amor e compreensão em mim mesmo, facilitando o trabalho de transformação e cura em minha consciência.

O OITAVO TREINAMENTO (Comunidade e Comunicação) - Consciente que a falta de comunicação sempre traz separação e sofrimento, comprometo-me a treinar a mim mesmo na prática do ouvir compassivo e da fala amorosa. Aprenderei a ouvir profundamente sem julgar ou reagir evitando proferir palavras que possam criar discórdia ou causar ruptura na comunidade. Farei todo o esforço para manter a comunicação aberta e reconciliar e resolver todos os conflitos, mesmo os pequenos.

O NONO TREINAMENTO (Fala verdadeira e amorosa) - Consciente de que as palavras podem criar sofrimento ou felicidade, comprometo-me a aprender a falar com sinceridade e de maneira construtiva, usando somente palavras que inspirem esperança e confiança. Estou determinado a não mentir por interesse pessoal ou para impressionar pessoas e nem proferir palavras que possam causar divisão ou discórdia. Não divulgarei noticias se não estiver seguro de que sejam verdadeiras, e nem criticarei ou condenarei atos dos quais não esteja seguro. Farei o melhor para denunciar situações de injustiça, mesmo quando elas possam ameaçar minha segurança.

Para entender o que são os 14 Treinamentos de Plena Atenção e a Ordem Interser leia o texto já publicado aqui.

Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Sino de Plena Consciência

Marcelo da Sangha Plena Consciência (São Paulo) escreve em seu blog: "Gostaria de compartilhar a minha prática na prática. Sou só um iniciante, e minha experiência trata mais de esforço, tentativa, aprendizado, do que de qualquer ensinamento ou sucesso.

Logo que voltei de Plum Village, incorporei o Sino da Plena Consciência ao meu cotidiano. Este Sino é de fato um sino que soa muitas vezes ao longo do dia em Plum Village. E quando ele soa as pessoas param suas atividades (comendo, andando, conversando) e voltam a atenção à respiração... Por alguns instantes você se concentra na respiração, só na respiração (de fato na respiração, não na idéia da respiração, não no conceito de respiração, mas na sensação real) -- e isso basta para você estar presente no momento, para ouvir o seu próprio coração, sentir as sensações de alto a baixo pelo corpo, perceber as emoções, identificar os pensamentos e os caminhos do passado ou futuro para que estava sendo puxado...

Nestes momentos você só observa, só observa, sem julgar ou julgar-se, sem criticar ou criticar-se, sem apegar-se nem tentar evitar qualquer coisa que esteja ocorrendo... Só observa, observa... A prática do Sino da Plena Consciência é a prática da plena atenção, de voltar ao momento presente, e neste momento presente encontrar paz e equilíbrio, ainda que perceba o caos no ambiente ao seu redor, o caos em suas próprias emoções e pensamentos... A paz vem da plena atenção, e através da respiração, naturalmente, pois ela corta a teia das preocupações, desenovela os raciocínios que provocam angústia e ansiedade, devolvendo-o e colocando-o centrado só no momento presente."

- retirado do blog http://paraserzen.blogspirit.com/

Perguntas Frequentes

P: É aconselhável ler muito ou estudar as escrituras como parte da prática?

Ven. Ajahn Chan: O Dharma do Buda não é encontrado nos livros. Se você quer realmente ver por você mesmo sobre o que o Buda estava falando, você não precisa se chatear com livros. Observe sua própria mente. Examine para ver como sentimentos vem e vão, como pensamentos vem e vão. Não se apegue a nada. Apenas seja plenamente consciente do que quer que exista para ver. Este é o caminho para as verdades do Buda. Seja natural. Tudo que você faz em sua vida é uma chance para praticar. É tudo Dharma. Quando você cantar, tente ser plenamente consciente. Se você estiver limpando uma latrina ou limpando um banheiro, não sinta que está fazendo isto como um favor para outro. Há Dharma em limpar latrinas. Não sinta que está praticando apenas quando sentado imóvel, de pernas cruzadas. Alguns de vocês reclamam que não tem tempo suficiente para meditar. Há tempo suficiente para respirar? Esta é a sua meditação: plena consciência, naturalidade no que você estiver fazendo.
- Ajahn Chan é um grande monge budista que viveu na Tailândia e passava a maior parte de seu tempo na floresta meditando.

Não Violência

Pode garantir-se que um conflito foi solucionado segundo os princípios da não violência, se não deixa nenhum rancor entre os inimigos e os converte em amigos.

- Gandhi