Quarta, 16 de abril de 2008

A Paz Começa Aqui

O texto dessa semana (clique aqui) foi retirado das palestras de Thich Nhat Hanh nos retiros realizados para israelenses e palestinos.

Nessa palestra Thay fala que frequentemente nossos corpos não estão em paz e que podemos aprender a trazer paz para o nosso corpo, aqui e agora. Tratamos nosso corpo de maneira bastante dura e ele está cheio de conflitos e para trazer a paz, devemos permitir a ele descansar para que possa ter uma chance de curar a si mesmo.

Todos nós temos sentimentos de tristeza, dor ou excitação. Se você não souber lidar com seu corpo e com seus sentimentos de raiva, medo e desespero, você não poderá falar de paz. Lidar bem com eles trará paz e harmonia ao seu corpo, sentimentos e emoções.

Leia o texto e aprenda a trazer paz a sua vida. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Retiro em Teresópolis

Entre os dias 18 e 21 de abril, haverá retiro em Teresópolis organizado pelo Centro Lótus e conduzido pela monja Tenzin Nandrol. O retiro será conduzido segundo a tradição do mestre Thich Nhat Hanh. Os interessados podem ligar para (0xx21) - 2551-2045 ou enviar e-mail para centrolotus@ig.com.br.

Perguntas Frequentes

P: Eu ainda tenho muitos pensamentos. Minha mente vagueia muito quando mesmo quando estou tentando ficar em plena consciência.

Ven. Ajahn Chan: Não se preocupe com isso. Tente manter sua mente no presente. O que quer que surja na mente, apenas observe. Deixe ir. Nem mesmo deseje ficar livre dos pensamentos. Então a mente alcançará seu estado natural. Sem discriminar entre bom e mau, frio ou quente, rápido ou lento. Não há eu nem você, absolutamente sem ego. Apenas o que há. Quando andar para esmolar, não é necessário fazer nada especial. Apenas ande e veja o que há. Não é necessário se apegar ao isolamento ou vida secular. O que quer que você seja, saiba que está sendo natural e observe. Se a dúvida surgir, observe-as vir e ir. É muito simples. Não segure em nada.

É como descer por uma rua. Periodicamente você atravessará obstáculos. Quando encontrá-los, apenas os veja e os supere deixando-os ir. Não pense nos obstáculos que você já passou. Não se preocupe com os que você ainda não viu. Fique no presente. Não se preocupe com o tamanho da rua ou sobre o destino. Tudo está mudando. O que quer que você passe, não se apegue. No final sua mente alcançará um equilíbrio natural onde a prática é automática. Todas as coisas virão e irão por elas mesmas.

- Ajahn Chan é um grande monge budista que viveu na Tailândia e passava a maior parte de seu tempo na floresta meditando.

Não tenha pressa

Não tenho pressa. Pressa de quê?
Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra.
Não; não tenho pressa.
Se estendo o braço, chego exactamente onde o meu braço chega -
Nem um centímetro mais longe.
Toco só onde toco, não onde penso.
Só me posso sentar onde estou.
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,
Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra cousa,

E somos vadios do nosso corpo.

- Fernando Pessoa