Quinta, 5 de jjunho de 2008

O que é uma Sangha

Você sabe o que é uma Sangha? No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos explica o que é e como identificar uma verdadeira Sangha.

Segundo ele uma Sangha é uma comunidade de amigos praticando o Dharma juntos de forma a fazer acontecer e manter a consciência. A essência da Sangha é consciência, entendimento, aceitação, harmonia e amor. A Sangha não é um lugar para se esconder de forma a se evitar responsabilidades. A Sangha é um lugar para praticar, para a transformação e a cura do ego e da sociedade.

Leia o texto (clique aqui) e aprenda. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.

Movimento Viver Consciente - Ação Social

O Movimento Viver Consciente, braço de ação social da Sangha Viver Consciente, juntamente com o Espaço aQi Luz, está ajudando a Casa de Ana Maria, instituição de amparo a crianças, adolescentes, gestantes e idosos, que tem sede em Japeri. (http://www.migalhasdeluz.org.br)

A nossa primeira ação social acontecerá no dia 28 de junho (sábado) das 13hs as 18hs, onde proporcionaremos palestras, vivências, atendimento em Shiatsu, auricoloterapia para gestantes, Yoga, conversa com idosos, contatos informais com carinho, entre outros. A partir das 16hs haverá uma festa junina com tudo que eles tem direito.

Você quer participar conosco dessa festa de generosidade? Caso se interesse nos mande um e-mail. Quanto mais ajuda melhor. Doe um pouco de seu tempo e de seus talentos para aqueles que tem pouco ou quase nada. Se não puder, aceitamos doações em dinheiro para ajudar a fazer a festa para os garotos. Contamos com a sua ajuda.

Grupo em Brasília

Wilson Vianna que acompanha os nossos textos da Sangha Virtual está interessado em montar um grupo de estudo ou meditação em Brasília. Se você mora na capital e também tem o desejo de praticar com outras pessoas mande um e-mail para ele clicando aqui.

Cuidado com o que você carrega

Tanzan e Ekido certa vez viajavam juntos por uma estrada lamacenta. Uma pesada chuva ainda caía, dificultando a caminhada. Chegando a uma curva, eles encontraram uma bela garota vestida com um quimono de seda e cinta, incapaz de cruzar a intercessão.

"Venha, menina," disse Tanzan de imediato. Erguendo-a em seus braços, ele a carregou atravessando o lamaçal. Ekido não falou nada até aquela noite quando eles atingiram o alojamento do Templo. Então ele não mais se conteve e disse:
"Nós monges não nos aproximamos de mulheres," ele disse a Tanzan, "especialmente as jovens e belas. Isto é perigoso. Por que fez aquilo?"

"Eu deixei a garota lá," disse Tanzan. "Você ainda a está carregando?"

Não creiais

Tenhais confiança não no mestre, mas no ensinamento.
Tenhais confiança não no ensinamento, mas no espírito das palavras.
Tenhais confiança não na teoria, mas na experiência.
Não creiais em algo simplesmente porque vós ouvistes.
Não creiais nas tradições simplesmente porque elas têm sido mantidas de geração para geração.
Não creiais em algo simplesmente porque foi falado e comentado por muitos.
Não creiais em algo simplesmente porque está escrito em livros sagrados; não creiais no que imaginais, pensando que um Deus vos inspirou.
Não creiais em algo meramente baseado na autoridade de seus mestres e anciãos.
Mas após contemplação e reflexão, quando vós percebeis que algo é conforme ao que é razoável e leva ao que é bom e benéfico tanto para vós quanto para os outros, então o aceiteis e façais disto a base de sua vida.

- Gautama Buddha - Kalama Sutra