Quinta, 31 de julho de 2008

O Caminho para o Bem-Estar (parte 1)

Você sabe qual o caminho para o bem-estar? A formulação comum das Quatro Nobres Verdades fala do caminho do sofrimento, mas a irmã Annabel, monja sênior do Thay e abadessa do monastério de Green Mountain, nos ensina de uma maneira diferente. Em uma formulação positiva, ela nos mostra qual o caminho para o bem-estar.(clique aqui)

Ela nos ensina que as Quatro Nobres Verdades são uma prática, e não precisamos ser eruditos para entendê-las. Precisamos apenas ser praticantes. Não precisamos nem mesmo ser budistas. No texto ela nos ensina uma prática bem concreta de trazermos as Nobres Verdades para nossa vida.

Um texto básico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

2 anos da Sangha Viver Consciente

Nessa terça-feira, dia 5 de agosto temos um motivo para comemorar. A Sangha Viver Consciente comemora 2 anos de práticas. Nós que sabemos o quanto é difícil construir uma Sangha, ficamos muito orgulhosos de poder ter plantado a semente desse grupo, que fortalece a paz e harmonia em todos os seus praticantes. Gostaríamos de agradecer o todos que nos ajudaram, e todos os que em algum momento praticaram conosco. Obrigado por suas lições, obrigado pela sua presença. Tenha certeza que nos ajudou.

Gostaríamos de convidar a todos que se encontram no Rio de Janeiro a praticar conosco no dia 5 de agosto. Venham, pratiquem conosco nesse dia especial! No final da prática faremos um lanche em plena consciência.

Retiro no Rio

Em setembro, Thich Phap Hai e o irmão Phap Luu monges do monastério Deer Park na Califórnia, vêm ao Rio para coordenar retiro em Teresópolis.

O retiro que acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, terá práticas de meditação, caminhadas meditativas, palestras dos monges entre outras práticas. O investimento para participar do retiro será de R$ 350,00. Todas as refeições vegetarianas estão incluídas nesse valor.

Se você quiser obter mais informações ligue para (021) 2551-2045 - Hildeth ou pelo e-mail centrolotus@ig.com.br

Reflexões sobre Retiro em Deer Park

Nessa época em que nos aproximamos de mais um retiro com monges da tradição de Thich Nhat Hanh no Brasil, vale a pena você ler o relato de um capitão da polícia de San Francisco que foi a um retiro no monastério de Deer Park na Califórnia. Foi o primeiro retiro dele e ele descreve sua experiência que pode incentivar a vários que estão em dúvida se participam ou não do retiro.

"Sou um policial por mais de 27 anos na polícia de San Francisco. É um trabalho desafiador, recompensador, mas às vezes difícil. Eu já vi mais que minha parcela de violência e tragédias humanas. (...) Quando minha parceira Susan sugeriu que eu a acompanhasse no retiro em setembro, eu prontamente aceitei. Susan é médica com um estilo de vida similar ao meu – trabalho é importante, valoroso e recompensador, mas também muito estressante. Ela segue o Mestre Thich Nhat Hanh e possui e lê muitos de seus livros.(...)"

Leia o texto completo clicando aqui.

Fé tem a ver com compreensão e saber. Suponhamos que você vê alguém fazendo tofu. Você acredita não ter perdido nenhum detalhe, então tem fé que pode fazer tofu sozinho. Junta todos os ingredientes e tenta fazer tofu, mas não dá certo. Você não é capaz de fazê-lo. De modo que retorna à pessoa, pedindo que lhe ensine de novo. Agora você faz o tofu na presença dela, assegurando-se de que tudo foi feito da maneira correta.

Depois de bem-sucedido, você adquire a fé que o ajudará a conseguir fazê-lo. Diz a você mesmo que nada nem ninguém podem abalar a sua fé na habilidade para fazer tofu. Talvez acredite que o seu modo de fazê-lo seja o único ou o melhor. Um ou dois anos depois, no entanto, você conhece uma pessoa que faz tofu de maneira muito diferente e ainda mais saboroso. Você aprende mais e aperfeiçoa a própria arte. A sua fé é algo vivo. Depende da sua atenção para ver e compreender.

- Thich Nhat Hanh