Quarta, 23 de julho de 2008

Você é um Buda em potencial

O texto que sugerimos essa semana (clique aqui) vem te lembrar um grande fato. Você é um Buda em potencial. Todos temos o Buda interior que precisamos desenvolver de forma a transformarmos nosso sofrimento.

Thay nos ensina a conversar com nosso Buda interior, uma prática que toca todas as qualidades do Buda e percebe que o Buda é absolutamente real – não uma idéia, não uma noção, mas uma realidade. Nossa tarefa, nossa vida, nossa prática é nutrir o Buda em nós e nas pessoas que amamos. Thay também nos ensina a forma correta de tocar o sino, a voz do Buda, que nos ajuda na nossa prática.

Um texto básico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sem Medo, Sem Visão (Irmão Phap Luu)

O irmão Phap Luu é um monge do monastério Deer Park na Califórnia, um aluno do Thay. Ele vêm ao Brasil em setembro para coordenar retiros no Rio e São Paulo, além de dar palestras nas duas cidades. Separamos um pequeno texto dele publicado na revista Mindfulness Bell, a revista da Ordem Interser, que fala sobre o nosso apego a visões como causa do medo que sentimos.

"Muito do sofrimento que experimentamos no mundo, nos EUA hoje em dia, é devido ao medo. Vem do sentimento de sermos uma vítima, do sentimento que não estamos no controle, do sentimento que estão fora de nós forças que de alguma forma tem poder sobre nós. Portanto a questão é como trazemos o Dharma para este momento, para dentro de nossas vidas, de forma que possamos gerar não-medo em nós mesmos e naqueles ao nosso redor?(...)"

Clique aqui para ler o texto completo.

Ensinamentos com Ven. Ajahn Vajiro

A Sociedade Budista do Brasil convida a todos para mais uma oportunidade especial de ter ensinamentos do Dharma com Ven. Ajahn Vajiro (Amaravati Buddhist Monastery - Inglaterra) que visita pela primeira vez o Rio de Janeiro.

Ven. Ajahn Vajiro (Phil Gunton) nasceu em Kuala Lumpur, Malásia, em 53. Em outubro de 79, se tornou noviço e, em junho de 1980, recebeu upasampada do Ven. Ajahn Chah (Tailândia). Reside em Amaravati Buddhist Monastery, onde vive atualmente e é vice-abade. Saiba mais

DISCERNINDO O ESSENCIAL
DATA: 05/08, terça-feira - 19hs

LOCAL: CENTRO LÓTUS - Rua Dois de Dezembro, 78 - sala 305 - Flamengo
Tel/Fax. 2551-2045 (Hildeth)

Dharma Vivo

O dharma deveria ser o dharma vivo. Um livro sobre o dharma é também o dharma, mas não é o dharma vivo. O dharma vivo é visto na nossa vida diária. Enquanto você caminha, você senta, você sorri, você trabalha, você fala, o dharma deveria te ajudar a ser mais alegre, mais calmo, mais compassivo, mais amistoso e quando os outros vêem isto, reconhecem como o dharma vivo.

- Thich Nhat Hanh

Desculpas e Reconhecimento

A maioria de vocês aqui valorizam Thay, mas seus escritos são considerados suspeitos e quase ninguém sabe suas verdadeiras conquistas. Vocês sabem o que ele fez na vida? As boat people (pessoas do barco - refugiados) que se viram sem ajuda, vendo a face da morte no mar aberto, ele os resgatou com um barco que ele mesmo alugou. Seus monásticos de Plum Village prepararam passas e geléia das ameixeiras do monastério para serem vendidas a praticantes, e com os rendimentos eles alimentaram milhares de crianças subnutridas no Vietnã. Mesmo assim seu nome não está na lista dos grandes nomes desse país.

Thay, desculpe. Eu estou te dando este livro compilado pela minha faculdade, contendo os nomes das personalidades mais honradas do Vietnã, mas seu nome não está aqui. Você sabe porque. Por favor aceite minhas desculpas.

- Acadêmico influente em Hanoi, que organizou palestra do Thay durante sua primeira visita ao Vietnã em 2005, falando ao final do evento.