Quarta, 9 de julho de 2008

Sexualidade

Um tema que é sempre um tabu em nossa sociedade é a sexualidade. Nessa semana trazemos até você (clique aqui) respostas do Thay a perguntas feitas em retiros sobre esse tema.

Nas respostas Thay declara que o ato sexual pode ser muito sagrado, muito bonito, e também muito espiritual se está junto a compreensão profunda, aspiração profunda. Ele também pensa que a questão relativa a sexualidade no fundo é como administrar, como tomar cuidado com as fontes de energia em nós. Mas ele ressalva que a energia sexual é apenas um tipo de energia e todos temos energia sexual dentro de nós. Ela não deve ser olhada como algo maligno. Nós temos nossa humanidade dentro de nós, mas também temos nossa animalidade dentro de nós. Essas duas naturezas não têm que se contradizer.

Leia (clique aqui) e reflita. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Ação Social em Japeri - Agradecimento

Olá Amigas e Amigos,

Sábado foi dia de festa, poderia dizer, me perdoem os festeiros pelo Brasil afora, A FESTA DO DIVINO. DIVINO em tudo:
* Nos rostos felizes das crianças
* Na disposição e empenho dos voluntários da Obra social Migalhas de Luz
* Na abundância de comida, brinquedos e generosidade.
* Na superação das dificuldades
* No reconhecimento de algumas limitações
* Na certeza de que há muito que fazer

Muitos rostos da equipe não eram conhecidos por mim, pouco importou, estamos e somos ligados pelo desejo de manifestar o Deus/Deusa nesta vida, e isto é suficiente pra mover montanhas. Montanhas não se movem por conta própria e necessário trabalho, empenho, riscos e teremos com certeza críticas e senãos. Eles são sempre necessários pra corrigir rumos e lapidar ações.

(...)Acredito ser necessário relembrarmos o trajeto percorrido até a Festa do Divino no domingo. Uma ação destas não nasce como mágica, nasce com a ousadia da Energia divina aplicada ao serviço. Deixo um beijo no coração de cada um de vocês, e como disse, ajudamos a reforçar o AMBÁ através do MOITARÁ entre espaço A QI Luz, O Movimento Viver Consciente e a Obra Social Migalhas de Luz.

- Ricardo Mattos (Ricardo participou como voluntário na organização e na ação social em Japeri)

Ambá significa local sagrado e Moitará é também uma palavra de origem indígena que significa "troca", em vários níveis: material, espiritual, cósmico. Usada pelos indios do Xingu.

Minha história de amor com Plum Village

Trago para você um texto retirado de uma revista Mindfulness Bell onde Pierre Marchand, um francês que conheceu Thay e a irmã Chan Khong no início do exílio deles em Paris, fala sobre Plum Village. Um texto muito bonito que descreve como foi criado e o que significa o centro de meditação de Thich Nhat Hanh na França.

"Eu conheci a irmã Chan Khong em Paris, em Setembro de 1972 em uma reunião de um grupo ativista não violento liderado por César Chavez. Ela veio para compartilhar seu compromisso de reduzir o sofrimento no Vietnã. Era um tempo de guerra. Ela era leiga e também era fácil para mim ver que ela era movida por amor. Este amor me tocou profundamente e mudou completamente minha vida. No final da reunião, eu estava tão ávido por apoiá-la que perguntei se era possível encontrá-la de novo. Ela concordou e fiquei tão feliz porque meu desejo não era de fato encontrá-la de novo. Era encontrá-la muitas e muitas vezes! E eu tinha uma chance de fazê-lo.(...)"

Clique aqui para ler o texto completo.

Interser - Por quem os sinos dobram?

Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro em si mesmo; todo homem é uma partícula do Continente, uma parte da terra. Se um pequeno torrão carregado pelo mar deixa menor a Europa (...) também a morte de um único homem me diminui, porque eu pertenço à Humanindade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti.

- John Donne