Quinta, 7 de agosto de 2008

O Caminho para o Bem-Estar (parte 2)

Essa semana sugerimos que você continue estudando (clique aqui) sobre o caminho para o bem-estar. Continuando o texto da semana passada, a irmã Annabel, monja sênior do Thay e abadessa do monastério de Green Mountain, nos ensina as Quatro Nobres Verdades de uma maneira diferente. Em uma formulação positiva, ela nos mostra o caminho ensinado pelo Buda para o bem-estar.(clique aqui)

Ela nos ensina que as Quatro Nobres Verdades são uma prática, e não precisamos ser eruditos para entendê-las. Precisamos apenas ser praticantes. Não precisamos nem mesmo ser budistas. No texto ela nos ensina uma prática bem concreta de trazermos as Nobres Verdades para nossa vida. Nessa semana vamos estudar a Fala Correta, a Ação Correta e o Meio de Vida Correto.

Um texto básico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Dharma Vivo

Recebemos esse e-mail da Shirley que praticou consosco a refeição em plena consciência na Sangha Viver Consciente. Ficamos felizes em saber que nossa prática esteja ajudando concretamente alguém a superar seu sofrimento.

"Sábado, no meu trabalho no centro que frequento (atendo na maca de cromoterapia), uma senhora nos procurou. Ela tinha algumas questões, mas queixou-se muito da ânsia por comer doce mesmo o médico tendo dito que faria mal à sua saúde. Ela disse que não consegue se segurar, que vê o doce e come, é automático.

Atendemos ela e eu tive a intuição de lhe sugerir que fizesse a prática que fizemos na sangha, da meditação comendo. Eu expliquei como era e dei o exemplo que fizemos na sangha naquele dia. Contei dos insights que tive nesta simples prática e a convidei a tentar fazer uma vez que fosse. E que depois me contasse como foi. Vamos ver se surte algum efeito. :-) "


Obrigado Thay

A não discriminação é uma das bases da Ordem Interser. Thay sempre nos fala que se nascêssemos em um ambiente violento, em uma família desestruturada, talvez fossemos iguais a tantos que enchem nossas cadeias. Thay ensina que a compaixão e o entendimento são a base para o amor e eles são a base para a transformação. Gostaria de compartilhar com você uma carta de um ex-presidiário americano que, tocado pelos ensinamentos do Thay, passou a praticar e se reabilitou. Essa carta foi publicada na revista Mindfulness Bell n. 48.

"Querido Thay,

Eu recentemente fiz um retiro com o professor de Dharma Larry Ward. O insight e a plena atenção que aprendi foram muito úteis para minha prática e essenciais para meu crescimento.

Você não deve lembrar, mas em 1995 eu estava preso na Prisão Estadual de Folsom. Enquanto estava lá, sua organização me mandou uma assinatura grátis da revista Mindfulness Bell. Iniciamos um grupo de meditação e você doou muitos livros e fitas de áudio. Quando fui solto em 1997 nosso grupo tinha crescido para mais de 300 homens que se encontravam semanalmente para sentar em meditação. Eu ouvi dizer que agora o grupo cresceu para pelo menos 80 prisões, com mais de 3.000 homens meditando diariamente. Os livros e a ajuda em meditação que você nos deu são ainda parte da biblioteca de meditação da Prisão Folsom.(...)"


Leia o texto completo clicando aqui.

Conhecimento é um obstáculo

Nos meios budistas, as pessoas falam sobre libertar-se do conhecimento. Quando você sabe alguma coisa, atém-se ao seu conhecimento. Não está disposto a libertar-se dele e isso se torna um obstáculo no caminho da prática. No budismo, o conhecimento pode ser considerado um obstáculo. Muitas pessoas tentam acumular conhecimento, e um dia talvez entendam que o que possuem tornou-se um obstáculo à sua compreensão.

Saber e compreender são duas coisas totalmente diferentes. Quando subimos uma escada, a não ser que abandonemos o degrau inferior, não conseguiremos subir ao próximo, mais elevado. O mesmo se aplica ao conhecimento. Se você não estiver disposto a se livrar do seu conhecimento presente, não conseguirá obter um nível mais profundo sobre a mesma coisa. A história da ciência o comprova. Você descobre algo novo que o ajuda a obter um melhor entendimento. Está consciente de que algum dia terá que abandonar aquilo para descobrir uma coisa mais profunda e de nível mais elevado. O ensinamento budista de libertação do conhecimento é muito importante.

- Thich Nhat Hanh