Quinta, 14 de agosto de 2008

O Caminho para o Bem-Estar (parte 3)

Essa semana sugerimos que você termine de estudar (clique aqui) o caminho para o bem-estar. Continuando o texto da semana passada, a irmã Annabel, monja sênior do Thay e abadessa do monastério de Green Mountain, nos ensina práticas associadas às Quatro Nobres Verdades. De uma forma original, ela nos mostra o caminho ensinado pelo Buda para o bem-estar.(clique aqui)

Ela nos ensina que as Quatro Nobres Verdades são uma prática, e não devemos apenas cortar o sofrimento fora, bani-lo, mas descobrir suas causas. E vamos remover as causas, porque não queremos tratar os sintomas, queremos tratar as raízes do nosso sofrimento. Nessa semana vamos estudar o Esforço Correto, a Atenção Plena Correta e a Concentração Correta.

Um texto básico de budismo. Leia (clique aqui) e aprenda. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Palestra dos monges alunos do Thay no Rio

Anote na sua agenda. No dia 1 de setembro às 19 horas haverá palestra com os monges Phap Luu e Phap Hai no Rio de Janeiro. Ambos vivem em Deer Park, um dos monastérios do Thay nos Estados Unidos.

O evento acontecerá na Associação Scholem Aleichem - Rua São Clemente, 155 - Botafogo, que fica próximo ao Metrô Botafogo.

Também haverá caminhada meditativa no Jardim Botânico no dia 31 de agosto (domingo) conduzida pelos monges (horário ainda a confirmar) e retiro em Teresópolis. Para mais informações ligar para (021) 2551-2045 - Hildeth.

Sangha do Thay em Natal

É com muita alegria que posso te dar a notícia da criação de mais uma Sangha ligada ao Thay no Brasil. A Sangha de Natal depois de um longo período de gestação finalmente nasceu. Estão todos convidados para o encontro de apresentação que acontecerá na quarta-feira, 20 de agosto, às 21:30 hs na Academia Central de Aikido, rua Professor João Ferreira de Melo, atrás do CCAB Sul. Para mais informações sobre como chegar, acessem: http://www.aikidorn.com.br/aikidorn/V2/index.html

Na reunião os idealizadores do projeto da comunidade - Antonino Condorelli e Gabriel Lopes - apresentarão a mensagem de Thây, divulgarão material sobre seus ensinamentos, ilustrarão as suas próprias experiências de prática e discutirão junto aos interessados e as interessadas sobre como organizar a nascente Sangha. No encontro serão também apresentadas as atividades e os projetos da organização-não-governamental Coletivo Quan An, inspirada nos princípios do Budismo Engajado.

Se você mora em Natal, não deixe de ir e aproveitar essa oportunidade única de participar de uma Sangha.

PALESTRA DE DHARMA - Os Contos e Koans Zen Buddhistas e a Experiência de Satori

No dia 18 de agosto (Segunda) às 18:30h, Cláudio Miklos irá apresentar mais uma palestra de Dharma intitulada "Os Contos e Koans Zen Budistas e a Experiência do Satori".

Neste encontro, como sempre aberto a todos, serão comentados alguns interessantes contos e koans tradicionais na prática da escola Zen Budista, e será feita uma analise de sua função e relação com a experiência de "insight" ou Satori conforme a abordagem Zen.

Você é convidado a comparecer, e sua presença seria muito bem-vinda. A palestra é gratuita. O evento irá ocorrer na sede da Rede de Proteção à Vida, situada na rua Bulhões de Carvalho, 650 - Copacabana - Rio de Janeiro.

Se você tiver interesse em participar, envie um e-mail de confirmação de interesse (clique aqui). Se quiser chamar amigos e interessados no tema, fique à vontade.

Sem filosofia

Não basta abrir a janela
Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há idéias apenas.
Há só cada um de nós, como uma cave.
Há só uma janela fechada, e todo o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela.

- Fernando Pessoa