Quinta, 28 de agosto de 2008

A Energia Habitual da Raiva

Thich Nhat Hanh nos conta no texto dessa semana (clique aqui) a história de David e Angelina. Uma fábula muito bonita e rica de ensinamentos sobre o comportamento humano.

David sempre culpava os outros pela sua infelicidade. Ele fazia sofrer as pessoas mais próximas. Apesar de não querer que elas fossem infelizes, o hábito era tão forte, que ele não conseguia evitar suas atitudes. Angelina é a companheira, aquela pessoa muito agradável que passa a fazer parte da nossa vida e, se soubermos cuidar dela, nossa vida adquire mais significado. Como David não soube tomar conta de si mesmo e da energia que existia em seus hábitos não soube cuidar da sua Angelina. É por esse motivo que as Angelinas nos deixam, por sofrerem muito com o nosso comportamento.

Leia (clique aqui) e reflita sobre quem é sua Angelina. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Programação completa dos monges em São Paulo

Anote na sua agenda a programação dos monges Phap Luu e Phap Hai em São Paulo. Ambos vivem em Deer Park, um dos monastérios do Thay nos Estados Unidos.

PALESTRAS

9 e 10 de setembro - 19:30h - Local: FNAC Pinheiros - Praça dos Omaguás, 34 - Pinheiros.

RETIRO

Dias 12 a 14 de setembro
Local: Itatiba
Investimento: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)
Informações: sangaplenaconsciencia@gmail.com

Carta do Thay ao Presidente do KFC

No site de Plum Village foi publicada uma carta aberta do Thay ao presidente da rede de fast food KFC, Sr David Novak. Um exemplo concreto de fala amorosa para nos espelharmos. Vale destacar que a Denise da Sangha Plena Consciência de São Paulo, gentilmente traduziu este texto para todos nós.

Prezado Sr. Novak, Espero que minha carta o encontre em boas condições de saúde. Ouvi relatos de que os fornecedores do KFC cortam o pescoço de frangos conscientes, que muitas aves ainda estão conscientes ao passarem pelo processo de escaldamento e que o KFC recusa-se a convencer seus fornecedores a adotarem métodos mais humanitários, seja para as aves ou para os seres humanos envolvidos no processo.(...)

Leia o texto completo da carta clicando aqui

Aviso Importante - Descontos para estadia em Plum Village

A Irmã Harmonia, de Plum Village, nos informa que aqueles que gostariam de viajar para Plum Village e não podem pagar pela estadia, serão hospedados pela metade do valor da acomodação. De forma a apoiar pessoas que viajam do Brasil, Plum Village cobrará apenas metade do custo normal de forma que as pessoas de poucos recursos possam ir e praticar junto aos monásticos na Europa.

Não perca essa oportunidade de praticar junto a maior Sangha ligada ao Thay!

Tendência de comparação

Temos a tendência de nos comparar aos outros. Dizemos: "Sou um praticante há muito tempo e ainda tenho raiva. Estou triste não evolui nada. Sou pior que os outros" Eu sempre respondo a isso: "Que bom que tem raiva, afinal você é humano". Meditação é aprender a lidar com nossa humanidade. Não é que tenhamos mais raiva, mas na verdade passamos a ter mais consciência de nossa raiva através de nossa prática.

- Phap Hai (Professor de Dharma do Monastério Deer Park em palestra no Rio)