Quinta, 25 de setembro de 2008

Não Seja Enganado Pelas Palavras e Idéias

Sugerimos que você estude o pequeno texto (clique aqui) onde Thay explica uma das palestras de Dharma do mestre Lin Chi.

No texto Thay dá uma série de mensagens importantes. Ele diz "Seja você mesmo. Não tente ser ninguém mais. Ser uma pessoa comum já é maravilhoso." Thay também nos alerta que prática não é trabalho duro e que palestras de Dharma não são a verdade. O Dharma verdadeiro existe na mente dos estudantes como sementes e as palestras de Dharma são apenas como pequenas nuvens que liberam chuva e fazem com que as sementes nas mentes dos praticantes brotem e se manifestem.

Aproveite os ensinamentos (clique aqui) e os coloque em prática na sua vida. Divida seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Caminhada meditativa no Jardim Botânico

Se você mora no Rio, te convidamos a participar de uma caminhada meditativa no Jardim Botânico neste domingo 28/09 às 10hs. O ponto de encontro é a entrada do parque perto do estacionamento (perto das tartarugas). Antes da caminada haverá sessão de movimentos em plena consciência comandados pela prof. Fátima Gil. Venha praticar conosco numa das mais belas paisagens do Rio.

A caminhada será cancelada em caso de chuva.

Reflexão sobre o 5o. Treinamento

Essa semana divido com você meu depoimento sobre a prática do Quinto Treinamento. Espero que possa ser útil na sua prática. Se você quiser dividir sua prática deste treinamento envie um e-mail para contato@viverconsciente.com.

Este é o Quinto Treinamento de Plena Atenção: Consciente do sofrimento causado pelo consumo irrefletido, comprometo-me cultivar boa saúde, tanto física como mental para mim, minha família e para a sociedade praticando o ato de comer, beber e consumir de modo consciente. Farei ingestão de produtos que preservem a paz, o bem-estar e a alegria em meu corpo, em minha consciência, no corpo da coletividade, na consciência de minha família e da sociedade. Estou determinado a não ingerir álcool ou outro tóxico, alimentos ou produtos que contenham toxinas tais como alguns programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicando meu corpo e minha consciência com estes venenos estou traindo meus antepassados, meus pais, a sociedade e as futuras gerações. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a angústia e a confusão em mim e na sociedade adotando hábitos de consumo salutares para mim e para sociedade. Compreendo que uma conduta adequada é importante tanto para a autotransformação como para a transformação da sociedade.

Leonardo Dobbin: Quando tomei os Cinco Treinamentos achava que seria algo muito distante parar de beber. Havia outros pontos do treinamento por onde poderia iniciar meu trabalho de transformação e, na verdade, eu não entendia muito porque eu deveria parar. Afinal, eu não era alcoólatra, e nem bebia tanto assim. Bebia socialmente como se diz.

Com o tempo, a força do treinamento se fez manifestar e realmente diminuí a quantidade de álcool que eu ingeria, mas parar era algo ainda difícil. O álcool funcionava como elemento de socialização e relax e a me faltava uma razão, um motivo. (...)


Leia a reflexão completa clicando aqui

Caminhe

Quando alguém pergunta "Qual o caminho?"
O Zen responde simplesmente "Caminhe".