Quinta, 13 de outubro de 2008

Achando a Própria Mente

No texto (clique aqui) dessa semana Thich Nhat Hanh diz que quando estamos estressados com alguma coisa, ou muito ocupados, dizemos freqüentemente que estamos “perdendo a cabeça” [i.e, a mente]. Mas onde a sua mente estava antes de se perder e para onde ela teria ido? Você não pode dizer que ela está dentro do corpo, fora do corpo, ou entre eles. A mente não tem um local estabelecido.

Thay ensina que nós temos a tendência de pensar na mente como “aqui dentro” e no mundo como “lá fora”, a mente como subjetiva e o mundo, o corpo, como objetivo. Buda ensinou que mente e objeto da mente não existem separadamente, eles interexistem. Sem este, o outro não pode ser. Não há observador sem o observado. Objeto e sujeito se manifestam juntos.

Um texto instigante. Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Insight Coletivo da Sangha (parte 4)

Um irmão da Sangha da Grécia colocou em uma lista de discussão da Ordem Interser seu sofrimento por sua dificuldade de praticar o 5o. Treinamento devido a problemas de saúde. Nessa série de diálogos estamos compartilhando da sabedoria coletiva da Sangha que o ajudou e com certeza te ajudará também a compreender melhor esse treinamento.

Pergunta: Queridos Amigos,

Na semana passada tive um ataque cardíaco. Passei sete dias no hospital e fiz uma cirurgia em duas artérias. Agora estou em casa e preciso de repouso. Os médicos me passaram uma dieta especial à base de carne e, especialmente, peixes. Gostaria de continuar sendo vegetariano, sem consumir carnes ou peixes. Em maio último, em Hanói, Vietnã, recebi os 5 Treinamentos da Plena Consciência, de livre e espontânea vontade, na cerimônia transmitida por Thay. Gostaria de manter minhas promessas, principalmente o Primeiro Treinamento.

O que fazer nesta situação? Soube de uma médica em minha cidade que é contra dietas contendo carne, mas não posso consultá-la e receber sua orientação.

Quando vejo pessoas em nosso planeta morrendo de fome, percebo que meu problema é um pseudo-dilema. Perdoem-me.

Mas espero ouvir boas palavras de todos vocês .

Com amor, da ensolarada Thessaloniki, Grécia

G.

Resposta 04:

Querido G,

Lamento saber do seu ataque cardíaco - mas pare para pensar nas lindas respostas que você começou a receber da Sangha assim que decidiu compartilhar seu sofrimento com a orientação do médico. Thay nos diz repetidas vezes que nossas ações são resultado de nossa intenção e de nossa capacidade de ''estarmos no momento presente''. Lembro-me de uma resposta que ele deu à seguinte pergunta feita em nossa grande comunidade em Santa Bárbara, Califórnia, um ano atrás: "O que você faria se fosse convidado a ir à casa de alguém e ao chegar lá descobrisse que a anfitriã havia preparado frango para o jantar"? Thay respondeu, "É claro que eu comeria, não gostaria de magoá-la."

Enquanto se alimentam, os índios americanos sempre expressam gratidão ao animal por oferecer sua vida em prol da vida humana. Não estou querendo interferir na sua decisão, mas sei que seu problema cardíaco e o sofrimento gerado pela orientação médica mostram sua profunda compaixão e sua compreensão dos 5 Treinamentos da Plena Consciência. Obrigada por pedir a orientação da sangha. É um presente que você nos dá ao nos permitir sermos testemunha de sua dedicação e devoção aos Ensinamentos. Desejo-lhe bênçãos pela sabedoria, clareza e, acima de tudo, uma boa saúde.

S.

Natal da Casa de Ana Maria

A Sangha Viver Consciente e o Espaço Aqi Luz estão ajudando a promover o Natal da Casa de Ana Maria em Japeri (RJ). Esta instituição tem um trabalho forte com a comunidade local ajudando crianças, idosos e gestantes com um trabalho honesto e pleno de compaixão.

No dia 20 de dezembro haverá festa de Natal na instituição e nós estamos buscando padrinhos que desejem dar presentes para as crianças. Cada padrinho adota uma criança e compra presentes. Os interessados recebem um saco, o nome da criança, sua idade, o nome de sua mãe e uma lista sugerida. Os presentes serão distribuídos durante a festa. Imagine uma criança que pouco tem recebendo o seu presente. É uma prática genuína do 2o. Treinamento. Os interessados em participar desse movimento devem enviar e-mail para a Rose (clique aqui), que é a coordenadora da ação social da Sangha.

Caso você não possa doar por alguma limitação financeira, que tal apenas ir na festa e doar seu tempo?

Ouvir

Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.

- Fernando Pessoa