Quinta, 5 de outubro de 2008

Se eu morresse amanhã

Essa semana sugerimos um pequeno texto (clique aqui) da irmã Chan Khong, a primeira colaboradora do Thay e com ele há 40 anos. Ele conta que uma vez Thich Nhat Hanh perguntou a ela se ela estava preparada para morrer.

Era uma pergunta profunda. Chan Khong refletiu e viu que não estava mas usou essa pergunta como um fator de transformação em sua vida. O texto conta essa transformação e as atitudes que ela tomou. Assim é o budismo, a pergunta do mestre leva a um olhar profundo sobre uma questão, trazendo insights que são capazes de nos mover no caminho da compreensão e do amor.

Você poderia morrer hoje? Leia o texto, reflita e responda essa pergunta em nosso blog. Basta clicar aqui.

Insight Coletivo da Sangha (parte 3)

Um irmão da Sangha da Grécia colocou em uma lista de discussão da Ordem Interser seu sofrimento por sua dificuldade de praticar o 5o. Treinamento devido a problemas de saúde. Nessa série de diálogos estamos compartilhando da sabedoria coletiva da Sangha que o ajudou e com certeza te ajudará também a compreender melhor esse treinamento.

Pergunta: Queridos Amigos,

Na semana passada tive um ataque cardíaco. Passei sete dias no hospital e fiz uma cirurgia em duas artérias. Agora estou em casa e preciso de repouso. Os médicos me passaram uma dieta especial à base de carne e, especialmente, peixes. Gostaria de continuar sendo vegetariano, sem consumir carnes ou peixes. Em maio último, em Hanói, Vietnã, recebi os 5 Treinamentos da Plena Consciência, de livre e espontânea vontade, na cerimônia transmitida por Thay. Gostaria de manter minhas promessas, principalmente o Primeiro Treinamento.

O que fazer nesta situação? Soube de uma médica em minha cidade que é contra dietas contendo carne, mas não posso consultá-la e receber sua orientação.

Quando vejo pessoas em nosso planeta morrendo de fome, percebo que meu problema é um pseudo-dilema. Perdoem-me.

Mas espero ouvir boas palavras de todos vocês .

Com amor, da ensolarada Thessaloniki, Grécia

G.

Resposta 03: Caro G.,

Obrigada por compartilhar suas preocupações, fico muito feliz em saber que correu tudo bem na cirurgia ... Também estive no Vietnã e pratico budismo na França há dez anos: Sua pergunta é sempre um dilema para os ocidentais. Posso repetir o que ouvi Thay dizer e o que meu mestre Sogyal Rinpoche e Sua Santidade, o Dalai Lama, costumam nos ensinar em Paris: Não devemos praticar os ensinamentos literalmente. O bom senso sempre vem em primeiro lugar e cuidar de si próprio é sua responsabilidade. Se a orientação é você comer peixe e carne para melhorar, então esta é sua principal responsabilidade agora: dedique-se à sua alimentação e sua intenção é o mais importante. Você recebeu como presente um bom alimento, portanta coma-o para estabelecer seu equilíbrio, em prol do bem-estar e da cura - por você e por todos os seres sencientes. Seja grato e usufrua aquilo que lhe é oferecido.

Cuide-se bem e sinta a alegria do universo, agora que você pode cantar novamente e sentir a vida com muito mais plenitude e alegria.

T.

Meditação na gravidez melhora saúde do feto e diminui necessidade de cesárea

Reservar alguns minutos diários para meditar ao longo da gravidez tem um impacto benéfico para a saúde da mãe e do feto. Na gestante, a meditação diminui o fluxo dos hormônios do estresse, como a adrenalina, o cortisol e o ácido lático, regulariza a pressão, suaviza a respiração e os batimentos cardíacos e melhora a insônia. No bebê, os efeitos da prática ajudam no desenvolvimento pleno do seu sistema nervoso, diminuindo a incidência de distúrbios como déficit de atenção, depressão e até mesmo autismo.

O obstetra Roberto Cardoso, chefe do setor de Medicina Fetal do Femme Laboratório da Mulher, que acaba de concluir um estudo sobre os efeitos benéficos da meditação nas grávidas, afirma que o principal mérito das diferentes técnicas disponíveis é a de ensinar a gestante a lidar com a ansiedade.

- A mulher grávida tem níveis peculiares de ansiedade, que crescem à medida que a gestação se desenvolve. A meditação vem sendo citada como um interessante método de relaxamento dentro do meio médico, mas ainda não havia quase nenhum registro sobre como essa técnica poderia ser útil na redução da ansiedade da gravidez - diz o médico.

A conclusão do estudo, que acompanhou 169 grávidas, é de que as mulheres que meditaram tiveram um aumento considerável no nível de bem-estar, sentiram menos tensões musculares, e afirmaram estar mais tranqüilas e seguras para enfrentar as mudanças físicas e psicológicas causadas pela gravidez.

Estudos feitos pela Universidade de Berkley, nos Estados Unidos, apontam que a meditação na gravidez equilibra as funções hormonais na mulher, aumentando a quantidade de hormônios que provocam a sensação de bem-estar, entre eles o DHEA e a melatonina, e facilitando a amamentação após o nascimento do bebê. Meditar nos meses que antecedem o parto também diminui o risco de pré-eclâmpsia. No parto, um estudo feito pelo San Jose State University School of Nursing comprovou que o efeito da prática ajuda a diminuir a necessidade de cesarianas em 56% e de anestesia em 85%.

- Publicado no O Globo Online dia 29/10/08

Nosso Verdadeiro Lar

Quando praticamos a meditação andando, chegamos a todo momento. Nosso verdadeiro lar é o momento atual. Quando entramos profundamente no momento atual, nossas queixas e preocupações desaparecem, e descobrimos a vida com todas as suas maravilhas. Inspirando,dizemos a nós mesmos:"Eu cheguei". Expirando, dizemos:"O meu lar". Fazendo isso, superamos a dispersão e habitamos pacificamente no momento atual, que é o momento absoluto de conscientização para nós.

- Thich Nhat Hanh (extraido do Livro Meditação Andando - enviado por Giovani Moreira)