Quarta, 19 de outubro de 2008

Dicas para meditar melhor

Nessa semana sugerimos que você leia (clique aqui) uma reflexão de Thich Nhat Hanh sobre a prática da meditação.

Através da comparação da mente se tranquilizando com um suco de maçã, Thay ensina como nossa mente se comporta e dá instruções do que fazer e o que não fazer na prática da meditação. É precioso quando um mestre como Thay divide seus insights e nos orienta na meditação. Aproveite!

Leia o texto, e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Férias

Na próxima semana não te enviarei a nossa newsletter porque estarei viajando para Plum Village fazer um retiro. Creio que será muito proveitoso estar na companhia de mestres e em um lugar tão especial, com tanta energia boa. Até a volta!

Insight Coletivo da Sangha (parte 5)

Um irmão da Sangha da Grécia colocou em uma lista de discussão da Ordem Interser seu sofrimento por sua dificuldade de praticar o 5o. Treinamento devido a problemas de saúde. Nessa série de diálogos estamos compartilhando da sabedoria coletiva da Sangha que o ajudou e com certeza te ajudará também a compreender melhor esse treinamento.

Pergunta: Queridos Amigos,

Na semana passada tive um ataque cardíaco. Passei sete dias no hospital e fiz uma cirurgia em duas artérias. Agora estou em casa e preciso de repouso. Os médicos me passaram uma dieta especial à base de carne e, especialmente, peixes. Gostaria de continuar sendo vegetariano, sem consumir carnes ou peixes. Em maio último, em Hanói, Vietnã, recebi os 5 Treinamentos da Plena Consciência, de livre e espontânea vontade, na cerimônia transmitida por Thay. Gostaria de manter minhas promessas, principalmente o Primeiro Treinamento.

O que fazer nesta situação? Soube de uma médica em minha cidade que é contra dietas contendo carne, mas não posso consultá-la e receber sua orientação.

Quando vejo pessoas em nosso planeta morrendo de fome, percebo que meu problema é um pseudo-dilema. Perdoem-me.

Mas espero ouvir boas palavras de todos vocês .

Com amor, da ensolarada Thessaloniki, Grécia

G.

Resposta 05:

Caro G,

Acho que você recebeu respostas muito atenciosas, que contêm muita sabedoria sobre não se apegar a doutrinas, "inclusive as budistas", como diz o primeiro treinamento da plena consciência.

A primeira coisa que vem à minha cabeça é que espero que você busque uma segunda opinião médica para sua dieta, para que você não se sinta forçado a tomar uma decisão difícil simplesmente devido a um parecer médico.

Dilemas são sempre difíceis, mas eu me lembro de ouvir Thay dizer recentemente - em relação à ação dos monges de Burma:

"Se a ação surge a partir da compaixão, torna-se, por si só, uma ação adequada."

Talvez isso se aplique a todas as decisões.

G, envio-lhe os melhores votos para seu reestabelecimento.

Com amor,

I.

Bênção

A maior bênção não é aquela que cai dos céus e nos é dada, mas é a felicidade que cada um de nós é capaz de gerar para si próprio.

- Thich Nhat Hanh (no livro Dois Tesouros)